Policial Ponta Grossa

13ª SDP é a terceira pior do Estado em estrutura, diz delegado

09/11/2020 | 17:07 Por Notícias Mz Modificado em 09, novembro, 2020 5:07

Discursando na Tribuna da Câmara Municipal, nessa segunda-feira (09), o delegado chefe da 13ª Subdivisão Policial, Nagib Nassif Palma, declarou que a unidade é a terceira pior no tocante à estrutura material e ao quadro de funcionários entre as 22 subdivisionais do Paraná. “Ficamos à frente apenas das congêneres de Francisco Beltrão e União da Vitória, que são pequenas. Entre as com sede nas grandes cidades do Estado a nossa é, de longe, a pior”, afirmou.

A manifestação do delegado ocorreu pouco antes dele e representantes de suas equipes receberem Moção de Aplauso proposta pelo vereador Celso Cieslak (PRTB). O parlamentar é investigador policial e atuou durante anos como superintendente na delegacia-central.

Nassif Palma diz que ele e suas equipes têm conseguido superar os obstáculos, realizando operações que culminam sempre com a resolução de casos. “Somente este ano chegamos a montar operações que atingiram 60% dos procedimentos em curso na Região Metropolitana de Curitiba”, revela.

O subdivisional não revela o número de investigadores, escrivães e delegados sob o seu comando, mas afirma que está bem aquém do necessário. Para dar conta das demandas, foram criadas equipes que se revesam no trabalho de investigação e de cartório (escrivães).

Além da adequação para o desenvolvimento operacional, Nassif Palma também modificou o sistema de atendimento, criando um espaço para o registro de ocorrências sem a necessidade de os cidadãos ficarem junto ao plantão, onde há circulação de indivíduos detidos. “Temos uma sala para os policiais militares e outra para os guardas municipais. Na apresentação de elementos sob custódia, as medidas não são realizadas diante das partes, das pessoas que procuram certidões ou precisam de um registro de perda de documentos entre outros”.

Com todos os percalços, a 13ª SDP cortou em 50% os gastos da verba direcionada para os trabalhos operacional e administrativo. “Isso representa cerca de R$ 300 mil de economia do dinheiro público”, destaca.
Além da cidade sede, a 13ª SDP abrange outros 18 municípios. Desses, não possuem delegacias: Fernandes Pinheiro, Guamiranga e Porto Amazonas. Nos municípios de Ivaí e Rio Azul, as unidades foram simplesmente desativadas.

(Luís Carlos Pimentel)

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!