A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS realiza nesta quinta-feira (9), a partir das 9h, a oitiva do presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnap), Milton Baptista de Souza Filho.
O depoimento foi solicitado em dez requerimentos apresentados por diferentes parlamentares, entre eles o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN).
Em seu pedido (REQ 812/2025 – CPMI – INSS), Marinho destacou que o Sindnap, vinculado à Força Sindical, estaria entre as entidades mais beneficiadas pelo sistema de descontos associativos operado via INSS. Segundo o senador, o sindicato teria recebido mais de R$ 1 bilhão entre 2008 e 2025.
Dados do Portal da Transparência indicam que, somente em 2024, o Sindnap recebeu cerca de R$ 154 milhões em repasses do INSS.
De acordo com Marinho, “a análise técnica aponta para um conjunto robusto e convergente de irregularidades, privilégios e indícios de favorecimento institucional que exigem esclarecimentos públicos e imediatos por parte da entidade”.
A CPMI do INSS foi criada para investigar possíveis irregularidades em repasses, convênios e cobranças de contribuições associativas realizadas por meio do instituto.