CPMI do INSS ouve presidente do Sindnap nesta quinta-feira (9)
Política Vitrine

CPMI do INSS ouve presidente do Sindnap nesta quinta-feira (9)

09/10/2025 | 07:48 Por Redação MZ

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS realiza nesta quinta-feira (9), a partir das 9h, a oitiva do presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnap), Milton Baptista de Souza Filho.

O depoimento foi solicitado em dez requerimentos apresentados por diferentes parlamentares, entre eles o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN).

Em seu pedido (REQ 812/2025 – CPMI – INSS), Marinho destacou que o Sindnap, vinculado à Força Sindical, estaria entre as entidades mais beneficiadas pelo sistema de descontos associativos operado via INSS. Segundo o senador, o sindicato teria recebido mais de R$ 1 bilhão entre 2008 e 2025.

Dados do Portal da Transparência indicam que, somente em 2024, o Sindnap recebeu cerca de R$ 154 milhões em repasses do INSS.

De acordo com Marinho, “a análise técnica aponta para um conjunto robusto e convergente de irregularidades, privilégios e indícios de favorecimento institucional que exigem esclarecimentos públicos e imediatos por parte da entidade”.

A CPMI do INSS foi criada para investigar possíveis irregularidades em repasses, convênios e cobranças de contribuições associativas realizadas por meio do instituto.