Uma forte chuva de granizo transformou nesta terça-feira (26) a paisagem da cidade de Castro, nos Campos Gerais do Paraná. Em poucos minutos, ruas e avenidas, tanto na zona urbana quanto em áreas rurais, ficaram cobertas por uma camada de gelo, lembrando cenas de nevasca. O fenômeno foi registrado por diversos moradores em vídeos e fotos.
O evento climático teve início por volta das 9h10 e durou menos de 20 minutos, mas foi suficiente para causar impactos significativos. O granizo caiu de forma intensa e foi favorecido por temperaturas baixas, que permitiram que as pedras de gelo permanecessem no solo por mais tempo.
De acordo com a Prefeitura de Castro, os maiores estragos ocorreram na região Sul da cidade, incluindo áreas rurais como Passo dos Bois e Tronco, e bairros urbanos como Jardim Termas de Riviera, Jardim Perpétuo Socorro, Jardim Alvorada, Jardim das Araucárias, Centro e Vila Rio Branco.
Unidades de saúde também foram afetadas. Houve danos nas unidades básicas Jeovah Ribeiro, Tronco e Araucária, além do setor de Fisioterapia da Vila Rio Branco. A Defesa Civil e equipes das secretarias de Obras, Assistência Social e Segurança Pública interromperam suas atividades rotineiras para atender às ocorrências.
A prefeitura também divulgou os canais de atendimento à população afetada:
- Em caso de emergência, deve-se ligar para o 193;
- Para solicitar abrigo, telhas, lonas e madeira, o contato é pelo 153 da Guarda Municipal;
- Um ponto de distribuição de materiais foi montado no Educandário Manoel Ribas;
- Desalojados podem buscar abrigo no Ginásio Plínio Menarim.
- Entre as recomendações da Defesa Civil estão evitar áreas de risco, desligar a energia elétrica de imóveis destelhados e ter atenção redobrada ao transitar por vias com acúmulo de gelo.
A PR-151, rodovia que corta a cidade, também foi tomada pelo granizo, especialmente entre os quilômetros 297 e 291, o que exigiu cautela por parte dos motoristas. Apesar disso, o tráfego não precisou ser interrompido. A concessionária EPR Litoral Pioneiro orientou que os motoristas reduzam a velocidade e parem os veículos em locais seguros e cobertos, evitando áreas alagadas ou sob árvores. Em emergências na rodovia, o contato deve ser feito pelo telefone 0800 277 0153, que também está disponível no WhatsApp.