Caritas promove celebração com Dom Sergio, na segunda-feira (28)
Pesquisa nacional por amostra de domicílios de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atesta que a parcela de pessoas que fazem trabalho voluntário no país registrou, ano passado, maior fatia em três anos. No estudo, ficou em 4,2% a parcela dos que fazem trabalho voluntário no total de pessoas de 14 anos ou mais de idade. Essa fatia é maior do que a de 2019 (4%) e de 2016 (3,8%), nos levantamentos anteriores em que o IBGE apurou esse tópico.
Na Diocese de Ponta Grossa, a Caritas Diocesana, em sintonia com a Caritas Brasileira, está comemorando a Semana do Voluntariado. Na terça-feira (22), em uma live, o presidente nacional da Caritas, Dom Mário Antônio da Silva, fez uma reflexão a respeito da sinodalidade e voluntariado, reforçando que a sinodalidade é o caminhar da escuta do povo de Deus. “Voluntário que escuta, dialoga, sabe discernir e agir. Ser voluntário Caritas é ser semeadura de esperança, para produzir frutos na caridade e vida das pessoas, para o bem de todo ser, de toda pessoa, e de toda humanidade”, enfatizou Dom Mário.
Integrantes da diretoria, funcionários e alguns voluntários da Caritas Ponta Grossa participaram. Para fechar a programação alusiva ao Dia Nacional do Voluntariado, em Ponta Grossa, na segunda-feira (28), às 19h30, será celebrada uma missa com a participação do bispo Dom Sergio Arthur Braschi, na Paróquia São Pedro Apóstolo. Dom Sergio é o presidente de honra da Caritas Diocesana. Depois, uma confraternização vai reunir funcionários e voluntários.
O diácono Gilson Camilo da Silva, lembra que, neste final de semana, dentro do mês vocacional, comemora-se o Dia do Catequista e o Dia do Leigo. “Como é importante percebermos a presença do leigo na Igreja. A partir do Concílio Vaticano II, houve essa alavanca na participação do leigo. Para que fosse o protagonista da ação da Igreja. Vemos quanto trabalho é feito através dos nossos movimentos, pastorais, em todas as paróquias, e, são pessoas voluntárias, que se colocam à disposição para trabalhar o bem, para divulgar a beleza do Reino de Deus, de vivermos essa alegria que diz o Evangelho”, argumenta o presidente da Caritas Diocesana.
De acordo com o presidente, na Caritas é muito forte o trabalho voluntário. “Temos poucos funcionários, mas um número muito grande de voluntários. Estaremos comemorando dia 28. É importante que a Igreja celebre. Estaremos rezando por todos os voluntários. Nós, como igreja, precisamos estar valorizando, com as nossas palavras e ações, o trabalho bonito que o leigo faz nas nossas comunidades, se colocando à disposição para o trabalho.
Sempre na frente, junto com o padre, escutando as orientações do pastor, tanto a nível diocesano, Dom Sergio, e com a equipe de evangelização, mas também nas paróquias. Cada um do seu jeito, em vários momentos, de diferentes formas, o voluntário está ali, ajudando”, ressalta Gilson Camilo da Silva.
da Diocese
js加固 hello my website is js加固
aj88582 hello my website is aj88582
toda tribes hello my website is toda tribes
úc là hello my website is úc là
MIUI 12 hello my website is MIUI 12
dibet4d login hello my website is dibet4d login
www 3mbola hello my website is www 3mbola
felix guitar hello my website is felix guitar
gourmet hello my website is gourmet