A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou hoje (30) a abertura de uma Comissão Parlamentar Processante (CPP) em desfavor do vereador afastado Celso Cieslak do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 10 parlamentares aprovaram a abertura das investigações e quatro foram contrários, durante a votação houve uma abstenção .
O pedido de abertura da CPP, que pode gerar a cassação do mandato de Cieslak, foi feito pelo colega de legenda, o Sargento Guiarone (PRTB). De acordo com o parlamentar, houve uma quebra de conduta que não está prevista no Regime Interno da Casa de Leis.
No entanto, a defesa do vereador afastado considera que a denúncia ‘é desprovida de uma sequer prova concreta”. Além disso, abertura da CPP contraria a decisão do povo de Ponta Grossa que elegeu Celso.
Cieslak foi afastado do cargo no dia 6 de junho pela Justiça no âmbito da Operação Pactum, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPPR, que investiga a existência de uma quadrilha composta por agentes políticos, servidores públicos e empresários, voltada a fraude em licitações, tráfico de influência, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.