Após polêmica envolvendo efeitos colaterais graves, AstraZeneca encerra produção de vacinas contra a covid-19
Brasil Saúde

Após polêmica envolvendo efeitos colaterais graves, AstraZeneca encerra produção de vacinas contra a covid-19

08/05/2024 | 16:00 Por Redação

Nesta quarta-feira (8), a farmacêutica AstraZeneca anunciou que interromperá a fabricação de sua vacina contra a covid-19, a ‘Vaxzevria’, produzida em parceria com a Fiocruz no Brasil.

A decisão da empresa foi justificada pela existência de um excedente de vacinas no mercado atualmente, juntamente com uma redução na demanda pela ‘Vaxzevria’. A AstraZeneca não mencionou diretamente as controvérsias em torno dos eventos trombóticos raros associados à vacina em sua declaração.

Embora essas reações tenham ocorrido em menos de 1 a cada 100 mil vacinados, especialistas consideravam-nas como um risco aceitável durante a pandemia. A farmacêutica afirmou em comunicado à imprensa que está em cooperação com as autoridades regulatórias para “encerrar este capítulo”.

Recentemente, houve uma maior repercussão na imprensa internacional sobre casos de trombose ligados à vacina, o que gerou preocupações e alimentou movimentos negacionistas. Diante disso, o Ministério da Saúde se pronunciou em defesa da segurança da vacinação contra a covid-19.

 

Com informações: Metrópoles

35 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!