Na tarde desta terça-feira (30), as ginastas brasileiras Rebeca Andrade, Flavia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Julia Soares fizeram história ao conquistar a medalha de bronze na competição por equipes dos Jogos Olímpicos de Paris. Esta é a primeira vez que o Brasil garante uma posição no pódio na disputa por equipes da ginástica artística em uma edição dos Jogos Olímpicos.
O time brasileiro somou um total de 164.497 pontos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que, com a estrela Simone Biles, conquistou o ouro com 171.296 pontos, e da Itália, que levou a prata com 165.494 pontos. Com essa conquista, a ginástica brasileira alcança um total de sete medalhas em edições dos Jogos Olímpicos.
Julia Soares expressou sua emoção ao conquistar o bronze: “Fiquei muito feliz, eu não consegui conter o choro, eu chorei muito, porque sabemos o quanto cada uma trabalha, o quanto cada uma se dedica todos os dias nos treinos. Ver essa medalha aqui no nosso peito é gratificante.” Flávia Saraiva, que sofreu uma queda no aquecimento e se machucou, destacou a união da equipe: “Graças a Deus a gente conseguiu terminar a competição inteira. Eu dei o sangue, literalmente, e o resultado veio e estou muito feliz de ter conquistado essa medalha por equipe. Eu falo para todo mundo que competir por equipe é a melhor competição que tem, principalmente para mim, que me sinto muito abraçada pela minha equipe.”
Com o bronze na ginástica artística, o Brasil soma sua quarta medalha nos Jogos de Paris, após uma prata de William Lima no judô e bronzes de Larissa Pimenta, também no judô, e Rayssa Leal no skate street. As ginastas brasileiras ainda competirão em quatro finais restantes, com Rebeca Andrade disputando em trave, individual geral, salto e solo, enquanto Julia Soares e Flavia Saraiva buscarão pódios na trave e no individual geral, respectivamente.
Com informações: Agência Brasil |Foto: Reuters/Amanda Perobelli