Prefeitura de Ponta Grossa encerra atendimentos nas unidades de saúde sentinelas
Ponta Grossa Saúde

Prefeitura de Ponta Grossa encerra atendimentos nas unidades de saúde sentinelas

15/08/2024 | 15:45 Por Redação Modificado em 15, agosto, 2024 3:26

A Prefeitura de Ponta Grossa anunciou nesta quinta-feira (15) que encerrará as atividades das unidades de saúde sentinelas, que vinham atendendo casos de dengue. A decisão foi motivada pela redução no número de atendimentos a pessoas com sintomas da doença desde a segunda quinzena de julho.

Com essa medida, as unidades Rômulo Pazzinato (Nova Rússia), Luis Conrado Mansani (Uvaranas) e Cyro de Lima Garcia (Oficinas) deixarão de prestar atendimento específico para a dengue. A população que apresentar sintomas da doença deverá procurar a unidade de saúde de referência em seu bairro. A partir desta sexta-feira (16), os postos de saúde estarão responsáveis por atender e encaminhar os pacientes conforme o protocolo municipal.

Entre os sintomas suspeitos de dengue estão febre, náusea, vômito, exantema, dor muscular, dores nas articulações, dor de cabeça e atrás dos olhos, além de leucopenia. A Prefeitura reforça a importância de medidas preventivas, como a eliminação de focos de água parada, manutenção de quintais limpos e permitir o acesso de agentes de zoonoses às residências e estabelecimentos comerciais.

Segundo o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Ponta Grossa registrou 17.440 casos de dengue e 16 mortes relacionadas à doença, considerando o período de 30 de julho de 2023 a 30 de julho de 2024.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!