Bilionário britânico está desaparecido após barco naufragar na Itália
Mundo Vitrine

Bilionário britânico está desaparecido após barco naufragar na Itália

20/08/2024 | 09:32 Por Redação MZ Modificado em 20, agosto, 2024 9:32

Um trágico acidente marítimo resultou na morte de um homem e deixou seis pessoas desaparecidas, incluindo o empresário de tecnologia britânico Mike Lynch, após um iate de luxo naufragar na capital siciliana Palermo na manhã desta segunda-feira (19).

O iate, conhecido como “Bayesian”, com 56 metros de comprimento e registrado no Reino Unido, afundou pouco antes do nascer do sol com 22 pessoas a bordo, segundo informou a guarda costeira italiana. A identidade dos falecidos e dos desaparecidos ainda não foi divulgada, mas fontes confirmaram que Lynch não estava entre os resgatados.

A guarda costeira revelou que os desaparecidos incluem cidadãos britânicos, americanos e canadenses. Entre os 15 sobreviventes encontrados, há uma criança de um ano, e oito deles foram levados a hospitais locais, com todos apresentando condições estáveis.

As condições climáticas extremas foram citadas como a principal causa do desastre. Um oficial da guarda costeira comentou à Reuters que o vento era muito intenso e que, apesar de se esperar mau tempo, a tempestade foi mais severa do que o previsto.

A Itália tem enfrentado tempestades e chuvas fortes nos últimos dias, que causaram inundações e deslizamentos de terra, principalmente no norte do país, após um período prolongado de calor intenso.

Karsten Borner, capitão de um barco próximo, relatou que, ao notar a tempestade, acionou o motor para evitar uma colisão com o “Bayesian”. Após a tempestade, a tripulação dele encontrou alguns sobreviventes em uma jangada salva-vidas, incluindo uma menina e sua mãe, que foram posteriormente resgatados pela guarda costeira.

Mike Lynch, de 59 anos, conhecido por seu trabalho na área de tecnologia e apelidado de “Bill Gates do Reino Unido”, foi recentemente absolvido de acusações de fraude relacionadas à venda de sua empresa de software, Autonomy, para a Hewlett-Packard por US$ 11 bilhões em 2011. Lynch havia sido inocentado em um julgamento em San Francisco, onde defendeu sua integridade e criticou a HP pela integração falha das empresas.

Atualmente, mergulhadores estão investigando os destroços do iate, que afundou a uma profundidade de 49 metros. A investigação sobre o ocorrido está sendo conduzida pelos promotores da cidade vizinha de Termini Imerese.

O “Bayesian”, que foi construído pela Perini em 2008 e reformado em 2020, é um iate premiado e conhecido pelo seu design. Anteriormente chamado “Salute”, o iate possui um mastro de 75 metros, o mais alto mastro de alumínio do mundo. Recentemente, o barco foi rastreado pela última vez ao leste de Palermo, onde estava ancorado.

O Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido informou que está em contato com as autoridades locais e se preparando para fornecer assistência consular aos britânicos afetados pelo incidente.

2 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!