Novo pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes é entregue ao presidente do Senado
Política Vitrine

Novo pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes é entregue ao presidente do Senado

10/09/2024 | 15:45 Por Redação MZ Modificado em 10, setembro, 2024 3:45

Parlamentares de oposição ao governo Lula levaram para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mais um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Até o momento, outros 21 pedidos de impeachment contra Moraes esperam uma decisão de Pacheco se vai ou não pautá-los para análise dos demais senadores.

 

O pedido foi levado a Pacheco de forma simbólica e deve ser protocolado oficialmente em breve. O parecer questiona decisões de Moraes ligadas aos inquéritos de fake News, 8 de janeiro e para o bloqueio da plataforma X, antigo Twitter, no Brasil.

 

O pedido será levado a um cartório. A solicitação ganhou o apoio de 163 deputados. No Senado, o líder da oposição, Marcos Rogério (PL-RO), orientou que congressistas não assinem pelo pedido pela possível avaliação ao processo na Casa, caso a solicitação seja acatada por Pacheco.

 

Parlamentares pressionam para que o presidente do Senado avance com o pedido apresentado mas, até o momento, Pacheco não sinalizou possibilidade em acatar o pedido. Aos congressistas, Pacheco destacou o trabalho voltado para equilíbrio entre os Poderes, mas se comprometeu em analisar a proposta levada e apresentar uma posição em breve.

 

“É uma situação muito delicada, muito difícil, cuja tomada de decisões não vem de uma posição pessoal de quem ocupa essa cadeira. É uma posição muito mais ampla”, destacou Pacheco ao receber o documento. O presidente do Senado ainda disse que vai equilibrar pontos lógicos, técnicos e jurídicos.

 

A oposição pretende levar a demanda a outras reuniões no Senado – entre elas, a de líderes partidários. Em outra frente, deputados querem a abertura da CPI do Abuso de Autoridade, para uma investigação sobre decisões do Supremo.

 

Parlamentares que fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara também votam, nesta terça-feira (10), propostas para limitar as decisões da Corte – como restrição a posições definidas por apenas um ministro. Além de uma alteração no próprio pedido de impeachment. A comissão votará, ainda, a anistia a condenados pelo 8 de janeiro.

3 Comentários

  • Techarp disse:

    Techarp This is really interesting, You’re a very skilled blogger. I’ve joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post. Also, I’ve shared your site in my social networks!

  • Eleanore disse:

    Heya are using WordPress for your site platform? I’m new to the blog world but I’m trying to get started
    and set up my own. Do you need any coding knowledge to make your own blog?

    Any help would be greatly appreciated!

    Have a look at my site; Puravive

  • Nannie disse:

    I’m truly enjoying the design and layout of your blog.
    It’s a very easy on the eyes which makes it much more enjoyable for me to come
    here and visit more often. Did you hire out a designer to create your theme?
    Outstanding work!

    My web blog puravive

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!