A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deu um passo importante ao solicitar ao Ministério da Saúde a autorização para produzir no Brasil a vacina Qdenga, voltada contra a dengue. A vacina, desenvolvida pela farmacêutica japonesa Takeda, poderá ser fabricada em território nacional por meio de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), que prevê a transferência de tecnologia.
Tanto a Fiocruz quanto a Takeda confirmaram as tratativas. A fundação, em comunicado, informou que mais detalhes sobre o andamento da proposta só serão divulgados após a análise do pedido pelo governo. Se aprovado, o Brasil terá capacidade de produzir localmente o imunizante, reforçando o combate à dengue.
O Ministério da Saúde já havia anunciado anteriormente a aquisição de quatro milhões de doses da vacina japonesa em 2024, com previsão de mais nove milhões de doses para 2025. Segundo dados do painel de monitoramento de arboviroses, o Brasil registrou, em 2024, mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue e mais de 5,6 mil mortes confirmadas.
A vacina Qdenga, registrada pela Anvisa em março de 2023, começou a ser aplicada em fevereiro deste ano na rede pública, inicialmente destinada a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Além disso, o Instituto Butantan também trabalha no desenvolvimento de uma nova vacina contra a dengue, com previsão de submissão à Anvisa ainda em 2024.
Com informações: Agência Brasil | Foto: Tony Oliveira
obviously like your website but you need to test the spelling on quite a few of your posts Several of them are rife with spelling problems and I to find it very troublesome to inform the reality on the other hand Ill certainly come back again