A Defesa Civil do Estado de São Paulo lançou um alerta para pancadas de chuva e rajadas de vento entre a sexta-feira (18) e o domingo (20). As previsões indicam que o acumulado de chuvas pode alcançar até 200 milímetros em diversas regiões do estado durante o final de semana
O aviso é de uma passagem de uma fria, que trará tempestades com raios, ventos de 60 km/h e provável queda de granizo em alguns locais do estado.
A precaução vem após a última passagem de chuvas fortes na capital São Paulo, na sexta-feira (11). Como árvores caíram sobre fios de postes, deixaram centenas de milhares de pessoas sem luz.
O acumulado de precipitação deve atingir a casa de 200 milímetros em várias regiões durante o fim de semana.
O coronel Henguel Ricardo Pereira, Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, enfatizou a importância de que a população siga rigorosamente os alertas emitidos. As condições climáticas previstas incluem chuvas fortes, com risco de temporais acompanhados de raios e ventos intensos, principalmente na Serra da Mantiqueira, onde as tempestades podem ser mais severas.
“É fundamental que as pessoas fiquem atentas aos riscos de chuvas e ventos fortes, evitando áreas abertas, encostas e tomando cuidado com quedas de árvores. Busquem abrigo em locais seguros”, reforçou.
Os acumulados de chuva esperados são significativos:
- Região Metropolitana: 95 mm
- Vale do Ribeira e Itapeva: 60 mm
- Presidente Prudente: 90 mm
- Baixada Santista e Vale do Paraíba: 100 mm
- Litoral Norte: 150 mm
- Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba, Serra da Mantiqueira: 200 mm
A população é aconselhada a se preparar para possíveis alagamentos e interrupções nos serviços. É fundamental que todos fiquem atentos às atualizações das autoridades e evitem locais de risco durante o período de instabilidade.