A Espanha enfrenta uma calamidade sem precedentes devido a enchentes devastadoras, e entre as vítimas está José Castillejo, ex-jogador do Valência, que faleceu aos 28 anos. A notícia de sua morte foi confirmada por diversos clubes nos quais ele atuou ao longo de sua carreira.
O Valência expressou seu profundo pesar em uma rede social, destacando que Castillejo foi uma das vítimas das intensas chuvas causadas pela “DANA”, uma depressão isolada de alta altitude que desencadeou severas tempestades no país. O clube lembrou com carinho da trajetória de Castillejo, que foi formado na academia até a categoria juvenil e jogou em várias equipes da região.
O Eldense, outro clube onde o jogador atuou, também emitiu uma nota lamentando a perda. “São terríveis notícias que recebemos em meio ao catastrófico DANA. O Eldense se une ao luto pela morte de José Castillejo, que fez parte da nossa equipe na temporada 2015/2016”, escreveram.
De acordo com o jornal El Español, Castillejo havia se aposentado dos campos e não estava mais jogando.
As enchentes na Espanha já resultaram na morte de 205 pessoas, levando a cidade de Valência a abrir um necrotério temporário em um centro de convenções. Este evento é considerado o pior desastre climático na Europa em cerca de cinquenta anos, com o número de vítimas se aproximando dos 209 que faleceram em 1970 durante inundações na Romênia. As inundações em Portugal em 1967 causaram quase 500 mortes.