Nas redes sociais, jovens que fizeram o Enem 2024 divulgaram que teriam levado à prova modelos de redação impressos e escondidos, com a finalidade de copiá-los durante a avaliação. Com postagens que indicavam confiança em não serem pegos, alguns chegaram a publicar frases como “dica de ouro, meninas!” para outras pessoas que também tentassem a prática.
Conforme o edital do exame deste ano, o uso de “meio fraudulento” pode resultar na eliminação do candidato a qualquer momento. Além disso, o Inep reafirmou que “fraudar a prova é um crime federal”. Avisos foram distribuídos nas escolas onde as provas foram aplicadas, destacando o rigor contra fraudes.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou que as postagens podem levar à desclassificação desses candidatos, mesmo sem terem sido flagrados diretamente durante a prova. “O edital do Enem prevê que os participantes podem ser eliminados ‘a qualquer momento’ caso utilizem meios fraudulentos em benefício próprio”, enfatizou o órgão.
Ainda, especialistas comentam que o uso de redações pré-fabricadas representa um obstáculo pedagógico, pois limitam o desenvolvimento da argumentação autêntica dos alunos. Com críticas à facilidade de acesso a esses modelos, alguns professores destacam que, ao priorizar a estrutura formal das dissertações, o Enem acaba incentivando o uso de “fórmulas prontas” para cumprir as exigências da prova.
Com informações: G1 | Foto: Reprodução
Blue Techker This is really interesting, You’re a very skilled blogger. I’ve joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post. Also, I’ve shared your site in my social networks!
Blue Techker I just like the helpful information you provide in your articles