O Governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (7) que instituições de ensino privadas interessadas em participar do programa Parceiro da Escola já podem se credenciar. Esse programa tem como objetivo implantar um modelo de parceria em até 179 escolas da rede estadual, distribuídas por 98 municípios do Paraná, permitindo que empresas privadas contribuam na gestão administrativa e na terceirização de serviços, como limpeza e segurança.
O edital completo, disponível no site da Secretaria de Estado da Educação (Seed), foi submetido previamente a uma análise pública e passa agora por consulta nas comunidades escolares. A Seed, responsável pela administração e supervisão do programa, conduzirá as consultas em dezembro, decidindo pela implantação do modelo conforme o retorno das comunidades envolvidas.
As escolas selecionadas foram agrupadas em 15 lotes regionais no edital. As instituições interessadas devem especificar os lotes nos quais desejam atuar e comprovar a capacidade técnica necessária para atender, ao menos, 50% das matrículas em cada lote. Para participar, as instituições precisam ter, no mínimo, seis anos de experiência e atender aos critérios técnicos e de qualificação exigidos pela Seed.
As empresas aprovadas serão monitoradas periodicamente e deverão manter altos padrões de qualidade em áreas como frequência e aprendizagem dos alunos, além da conservação das instalações. O programa Parceiro da Escola, já testado em dois colégios estaduais da região metropolitana de Curitiba, visa melhorar a infraestrutura e reduzir a evasão escolar, com inspiração em modelos adotados em países como Canadá, Coreia do Sul e Reino Unido.
Com informações: AEN| Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN