O Monte Lewotobi Laki-laki, situado na ilha de Flores, na Indonésia, voltou a apresentar atividade vulcânica intensa nesta sexta-feira (8), com várias erupções seguidas, lançando grandes nuvens de cinzas a altitudes impressionantes, chegando a alcançar até 10 quilômetros. Essa série de explosões ocorreu após uma erupção devastadora no domingo (3), que causou a morte de nove pessoas. As autoridades locais confirmaram que a atividade vulcânica já havia danificado mais de 2 mil casas e forçado a evacuação de milhares de moradores.
Abdul Muhari, porta-voz da Agência de Mitigação de Desastres da Indonésia, classificou as erupções como de grande magnitude, especialmente devido às chuvas de cinzas e à queda de areia que atingiram as regiões vizinhas, criando um cenário caótico. Segundo Hadi Wijaya, diretor da Agência de Vulcanologia do país, a erupção desta sexta-feira gerou uma coluna de cinzas ainda mais alta do que a da erupção anterior, com a nuvem alcançando de 8 a 10 km de altura. A fumaça e os gases vulcânicos se dispersaram por toda a área ao redor.
Em um esforço para proteger a população, cerca de 6 mil dos mais de 16 mil moradores que residem nas proximidades do vulcão foram transferidos para locais mais seguros, conforme informou Heronimus Lamawuran, funcionário do governo local de Flores. A Indonésia, por sua vez, continua exposta aos riscos naturais, já que o país está situado no “Anel de Fogo” do Pacífico, uma região notoriamente ativa do ponto de vista sísmico e vulcânico, devido à movimentação de várias placas tectônicas.