O jovem talento do futebol holandês, Zépiqueno Redmond, causou um verdadeiro alvoroço nas redes sociais após sua estreia no Feyenoord, no domingo (10), pela Eredivisie, a principal liga de futebol da Holanda. Embora o desempenho do atleta tenha sido positivo — com sua equipe vencendo o Almere City por 4 a 1 —, o que realmente chamou a atenção dos internautas foi o nome inusitado do jogador.
A origem do nome de Zépiqueno, como revelou o próprio atleta, é uma homenagem ao personagem Zé Pequeno, do aclamado filme brasileiro Cidade de Deus.
A repercussão também gerou discussões sobre o impacto da cultura brasileira no mundo, com muitos destacando como o filme, que retrata a realidade das favelas cariocas, continua a influenciar gerações em diversos países.
Zépiqueno fez história ao se tornar o mais jovem a estrear como titular no Feyenoord desde Orkun Kökcü, em 2018. Com apenas 18 anos e 141 dias, o atleta superou a marca do turco Kökcü, que tinha 17 anos e 352 dias quando iniciou pela primeira vez como titular do clube de Rotterdam.
imagem: reprodução via Instagram