Beatles retornam à disputa do Grammy após 28 anos
Entretenimento Vitrine

Beatles retornam à disputa do Grammy após 28 anos

11/11/2024 | 12:29 Por redacao mz

Após quase três décadas de ausência, os Beatles estão de volta à disputa do Grammy, com uma música inédita na lista de indicados. “Now and Then”, faixa escrita por John Lennon e finalizada com o auxílio de inteligência artificial, foi indicada nas categorias de “Gravação do Ano” e “Melhor Performance de Rock”. A indicação marca o retorno da banda à cerimônia da premiação, 28 anos após sua última nomeação.

A canção, composta por Lennon ainda em vida, foi originalmente gravada nos anos 70, mas nunca chegou a ser finalizada. Com a ajuda de tecnologia de aprendizado de máquina, a música foi restaurada e completada, permitindo que sua versão definitiva fosse finalmente ouvida. O conceito de restauração foi desenvolvido pela equipe do cineasta Peter Jackson, conhecido por seu trabalho no documentário The Beatles: Get Back, também realizado com o uso de técnicas semelhantes.

“Now and Then” compete com outras faixas de peso, como “Texas Hold’Em” de Beyoncé, “Espresso” de Sabrina Carpenter, “Birds of a Feather” de Billie Eilish, e “Not Like Us” de Kendrick Lamar, entre outras.

Embora a música tenha sido concluída com o auxílio de IA, ela segue os critérios estabelecidos pelo Grammy para obras que incorporam essa tecnologia. Segundo as regras da premiação, apenas “criadores humanos” podem ser indicados ou premiados, o que significa que a inteligência artificial não é considerada uma “autoria”. No entanto, para que a canção seja elegível, a contribuição humana na composição e performance precisa ser “significativa” e mais do que mínima.

Nesse caso, a produção final da música foi realizada dentro dos limites das regras da premiação, garantindo que a contribuição de Lennon, mesmo após sua morte, seja reconhecida como a base principal da canção.

 

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!