A peça teatral ‘Laços no Espelho’, da Diálogos Culturais, encerra na próxima terça-feira, 17 de dezembro, sua circulação em Ponta Grossa neste ano. A apresentação acontece no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), às 20h, com ingressos a R$ 30, que serão revertidos em prol do Núcleo Pequeno Anjo. Esta será a 19ª exibição do espetáculo neste ano, que já emocionou mais de 600 pessoas com a história da relação entre um pai idoso e sua filha atarefada. O espetáculo já foi apresentado em 16 instituições e 2 festivais
Através de cenas de afeto embaladas por músicas e combinadas com risos e emoções, a peça explorar temáticas como intergeracionalidade, etarismo e laços familiares. A história, escrita pelo dramaturgo Gabriel Vernek, foi inspirada em acontecimentos da relação dos artistas ponta-grossenses Álvaro Bueno e Vivian Bueno, pai e filha na vida real e na ficção. A direção artística é assinada por Eziquiel Ramos (Diálogos Culturais) e a direção de produção é de Rafaela Prestes (Inspire Projetos Criativos), com ideação do projeto de Eduardo Godoy.
Ao longo do ano, o espetáculo integrou a programação do 52º Festival Nacional de Teatro (Fenata) e do 3º Festival de Teatro Prosiá, além de circular por 16 instituições, como Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Convivência para Pessoa Idosa (CECON) e Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual (APADEVI). O projeto foi viabilizado com incentivo da Lei Paulo Gustavo, com recursos do Ministério da Cultura – Governo Federal gerido pela Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de Ponta Grossa.
Para a atriz Vivian Bueno, que interpreta a personagem Vivi, poder participar de um projeto sensível e na companhia de seu pai é uma oportunidade única. “Eu sinto que é um grande presente, para além da vida. O processo dessa peça, que aconteceu desde fevereiro, foi muito leve e ao mesmo tempo muito tocante dentro da alma. Desde o começo, as apresentações sempre emocionaram, porque elas mexem com as memórias e com os sentimentos de cada um”, comenta.
Álvaro Bueno, que interpreta Alves, também concorda com sua filha sobre a importância da peça para a cidade e para a relação dos dois. “‘Laços no Espelho’ foi, sobretudo, um presente porque eu pude conviver rotineiramente com a minha filha, que há alguns anos já mora sozinha. Então, criamos novamente esse vínculo e agora, com o final da circulação, já estou sentindo o gostinho da saudade”, afirma.
Por onde passa, a peça toca o público com sua abordagem humanizada, como foi o caso de Juliana Morais, moradora do Costa Rica, que relembrou momentos com sua avó durante a apresentação no CRAS, em setembro. “Me emocionei com o final da peça porque me lembrei da minha avó, me vi representada ali em cena. Como neta, fui tomada por um sentimento forte de saudade”.
Segundo Viviane Dick Ossig, coordenadora dos CECONs, a peça é capaz de comover e sensibilizar qualquer pessoa que esteja na plateia. “Nos CECONs nós trabalhamos com diferentes atividades para o público idoso, mas ter uma apresentação teatral sobre a relação entre pai e filha é permitir que eles se vejam retratados em diferentes momentos de suas vidas”.
O espetáculo é mais uma produção da Diálogos Culturais, criada pelo produtor cultural e diretor teatral Eziquiel Ramos com foco no desenvolvimento de projetos culturais e socioeducativos, além de aulas e cursos de teatro, dançaterapia e canto. Em suas produções, a Diálogos Culturais valoriza as relações intergeracionais, a liberdade criativa e a responsabilidade educacional.
Informações e foto da Assessoria
Fantastic site Lots of helpful information here I am sending it to some friends ans additionally sharing in delicious And of course thanks for your effort