Nesta segunda-feira (6), o Vaticano nomeou uma religiosa para comandar um organismo da Cúria Romana. A irmã Simona Brambilla, das Missionárias da Consolata, foi nomeada a nova prefeita do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
Segundo o Vatican News, Brambilla, ex-superiora geral das Missionárias da Consolata, completará 60 anos no próximo dia 27 de março.
A religiosa tem experiência missionária em Moçambique depois de se formar como enfermeira profissional e ingressar nas Irmãs Missionárias do Instituto da Consolata.
Em 2019, o Papa nomeou sete mulheres membros do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica pela primeira vez.
Em seguida, a irmã Brambilla foi escolhida primeiro como secretária do Dicastério e agora como prefeita.
Desde o Papa Francisco assumiu o comando da Igreja Católica Apostólica Romana, houve um aumento significativo de presença de mulheres no Vaticano. Segundo dados gerais referentes tanto à Santa Sé quanto ao Estado da Cidade do Vaticano, entre 2013 e 2023, o percentual de mulheres aumentou de quase 19,2% para 23,4%.
Informações: Terra