O transporte coletivo de Ponta Grossa terá incluindo a integração total das passagens devido aos novos cartões, atendimento via WhatsApp e os prazos e datas para a migração dos cartões de trabalhadores, estudantes meia-passagem, idosos e PCDs, como anunciou a Prefeitura.
A partir de 1º de fevereiro, exclusivamente por meio do sistema Conecta PG, o passageiro que possuir o novo cartão do transporte coletivo poderá integrar todas as linhas durante 90 minutos. Isso significa que o usuário poderá desembarcar em qualquer ponto, embarcar em outra linha e chegar ao seu destino mais rapidamente, em qualquer região da cidade.
“Essa integração do sistema agiliza a jornada e possibilita que o passageiro escolha e monte seu roteiro de forma personalizada. Vale destacar que apenas os usuários com o cartão Conecta PG poderão fazer a integração em qualquer ponto do ônibus. Aqueles que ainda utilizam o cartão antigo só poderão integrar nos Pontos de Ligação Rápida (PLRs)”, explica a prefeita Elizabeth Schmidt.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, a integração será válida por 90 minutos. Ou seja, ao utilizar o cartão Conecta PG no primeiro ônibus, o tempo começa a contar imediatamente.
“Quando o usuário desembarcar do primeiro veículo, ele poderá embarcar na segunda linha sem custo adicional. No entanto, há uma restrição: o passageiro não pode integrar com a mesma linha. Por exemplo, se ele utilizou a linha Palmeirinha e, dentro dos 90 minutos, tentar embarcar novamente na mesma linha, outra passagem será descontada”, alerta o secretário.
Atendimento via WhatsApp
Outra novidade, com início em 17 de fevereiro, será o atendimento via WhatsApp para recarga do cartão Conecta PG, bloqueio, consulta e regularização de pendências no pagamento por débito e crédito junto ao transporte coletivo.
“O número para contato será divulgado mais próximo do início do serviço, e o usuário poderá resolver diversas demandas pelo aplicativo de mensagens instantâneas”, explica Honesko.
APP de embarque digital
Com lançamento previsto para março, o aplicativo de embarque digital contará com diversas funcionalidades, incluindo o envio de pedidos de benefícios tarifários, como os de estudantes e idosos, que não precisarão mais se deslocar até o terminal para novos cadastros ou regularizações.
O app também oferecerá uma opção para aqueles que não desejam mais utilizar o cartão de transporte físico. Será possível migrar para um pagamento totalmente digital, no qual o usuário poderá gerar um QR Code pelo aplicativo, que será lido pelo equipamento da catraca do ônibus.
Sistema para empresas – Vale-Transporte
A partir de 10 de março, o vale-transporte, ou novo cartão de transporte, será de propriedade das empresas, que os cederão aos funcionários. Isso proporcionará maior transparência e melhor gestão dos recursos destinados ao transporte.
“Diferente do que ocorre hoje, em que os cartões são pessoais e as empresas apenas transferem créditos aos cartões dos funcionários, no novo sistema, os cartões pertencerão às empresas”, explica o secretário de Planejamento. Ele ressalta que, no início de março, a Prefeitura divulgará um passo a passo para a migração ao novo cartão.
Migração de estudantes, idosos e PCDs
A migração para esses públicos ocorrerá em etapas:
Estudantes meia-passagem: primeira quinzena de abril
Idosos e PCDs: segunda quinzena de abril
Estudantes Passe Livre: maio
Os usuários precisarão atualizar o cadastro e tirar uma nova foto para o novo cartão Conecta PG, benefício que será disponibilizado gratuitamente.
Informações: Assessoria
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