Comissão Especial de Investigação do Lixo da Câmara de PG ouve secretária de Meio Ambiente
Ponta Grossa

Comissão Especial de Investigação do Lixo da Câmara de PG ouve secretária de Meio Ambiente

28/03/2025 | 23:03 Por Redação MZ

Os membros da Comissão Especial de Investigação (CEI) do Lixo receberam na tarde desta sexta-feira (28), para a primeira rodada de depoimentos, a secretária de Meio Ambiente, Carla Kristki. O objetivo da Comissão Especial de Inquérito é verificar possíveis irregularidades nos contratos da coleta de resíduos do município.

O presidente da CEI, Professor Careca (PV), em uma de suas perguntas, questionou a secretária em relação à fiscalização do Aterro Vila Velha e como são aferidas a quantidade de resíduos que a unidade recebe. De acordo com Carla, a conferência é feita por um funcionário da empresa responsável pela coleta e por um servidor da Secretaria de Meio Ambiente. “No momento das conferências é filmada a placa do caminhão e feita pesagem para não ter nenhuma divergência”, relatou.

Durante o depoimento, Careca questionou a secretária sobre a capacidade de geração de energia da Usina Termoelétrica e Biogás (UTB), no Distrito Industrial, e se existia alguma meta estabelecida em contrato. No entanto, a secretária não soube responder. “Eu sei que hoje a Usina gera 54kw/h de energia, recebendo 11 toneladas de resíduos orgânicos todo dia. Isso está abaixo da capacidade de 30 toneladas diárias que a usina pode receber. Agora se existe alguma meta em contrato, eu preciso ver no contrato”, explicou.

Ainda sobre a Usina, Careca questionou Carla Kritski a respeito do valor total investido pela empresa Ponta Grossa Ambiental (empresa que por licitação opera a coleta de lixo na cidade), o que não foi respondido pela secretaria. “O valor total eu não sei, o que eu tenho conhecimento é sobre o montante de R$ 536 mil que nós fizemos para a empresa como pagamento do investimento na construção da usina, que vai até 2036”, pontua.

Da assessoria

5 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!