‘CEI do Lixo’ delibera a convocação do secretário municipal da Fazenda
Política Vitrine

‘CEI do Lixo’ delibera a convocação do secretário municipal da Fazenda

21/04/2025 | 21:33 Por Redação MZ

Oitiva será a 6ª realizada pela Comissão desde o início das investigações

A Comissão Especial de Investigação (CEI) que investiga o Contrato 189/2008 e seu 36° Aditivo, firmado entre a Prefeitura Municipal e a Ponta Grossa Ambiental (PGA), empresa responsável pela coleta de lixo no município, deliberou pela convocação do secretário municipal da Fazenda, Cláudio Grokoviski, na próxima terça-feira (22), às 14h. Compõem a Comissão, os vereadores Professor Careca (PV), como presidente; Fábio Silva (Republicanos), o relator; e Teka dos Animais (União Brasil), como membro.

Presidente da Comissão, o Professor Careca (PV), destaca o andamento das investigações. “Seguimos convocando algumas pessoas, ouvindo esclarecimentos sobre o processo que resultou nesse contrato e com relação à fiscalização da prestação de serviços. Fizemos algumas visitas na Usina de Biogás e no Aterro Vila Velha, em Teixeira Soares, e nós constatamos algumas irregularidades, então seguiremos investigando para dar uma resposta à nossa população”, disse o vereador.

Durante a visita ao Aterro Vila Velha, em Teixeira Soares, na semana passada, os membros da Comissão foram impedidos de adentrar ao aterro, que está sob gestão da Zero Resíduos, empresa que pertence ao mesmo grupo da PGA. Na ocasião, a empresa disse que a Comissão deveria ter solicitado a visita previamente e portando EPI. “Chegando no local fomos questionados sobre avisar previamente, não há cabimento a gente enviar um ofício avisando que vai fiscalizar, não faz qualquer sentido prático. Você vai em qualquer empresa grande tem EPI para visitante lá disponível, imagina agora ter que mandar ofício pedindo bota tamanho 39 e capacete M, não faz sentido algum”, rebateu Professor Careca, em resposta às alegações da empresa.

Outras oitivas

A próxima oitiva será a 6ª realizada pela CEI do Lixo. Até o momento, a Comissão ouviu a secretária de Meio Ambiente, Carla Kritski; o fiscal do 36° Aditivo até 2023, Olmiro Ramão Bianchi Filho; a atual fiscal do Aditivo e o gestor, Glaristani Cristina Scheres Krutchi e Allan Henrique Araújo, respectivamente; e o ex-secretário de Meio Ambiente, André Luis Pitela. As oitivas são transmitidas ao vivo pela página da CMPG no Facebook e no site oficial do Legislativo.

Da assessoria 

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!