Grupo de Teatro Dia de Arte apresenta peça inspirada no Manifesto Antropofágico, nos palcos de PG
Teatro

Grupo de Teatro Dia de Arte apresenta peça inspirada no Manifesto Antropofágico, nos palcos de PG

02/05/2025 | 17:37 Por Redação MZ

Espetáculo faz parte do projeto Ciclo de Ações Formativas em Teatro e Literatura

Em maio, o Grupo de Teatro Dia de Arte traz para Ponta Grossa o monólogo Anoiteceu em Mim, parte do projeto Ciclo de Ações Formativas em Teatro e Literatura, onde traz uma reflexão profunda sobre o cotidiano e as questões existenciais de um artista. Criada por David Dias, a peça explora os dilemas internos de um personagem que se vê confrontado por sentimentos de amor, solidão e a busca por autoconhecimento. As apresentações acontecem nos dias 3 e 4 de maio, no Ceci – Centro de Estudos Cênicos Integrado e no Espaço Dia de Arte, respectivamente.

“O que impulsiona a escrita do texto é o Manifesto Antropofágico, movimento liderado por Oswald de Andrade, que propôs ‘devorar’ as influências culturais externas e reelaborá-las de forma autêntica. Assim, o texto incorpora referências a autores conhecidos, mas as adapta de maneira que dialoguem com o público contemporâneo”, explica David. A peça é uma jornada emocional que explora várias fases da vida do personagem, permitindo que o público se reconheça em algum momento da trama.

As apresentações são abertas ao público e gratuitas, também contarão com recursos de acessibilidade como intérprete de libras e audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

Dia 3 de maio às 20h

Local: Ceci – Centro de Estudos Cênicos Integrado – Rua Dr. Colares, 811, Centro.

Dia 4 de maio às 19h

Local: Espaço Dia de Arte – Rua Olinda Abicalaf Correia, ao lado do número 162, Colônia Dona Luiza.

Sinopse – Anoiteceu em Mim

A peça retrata o cotidiano de um artista que reflete sobre questões existenciais, como o amor e a morte, sob a influência das fases da lua e da natureza. A produção dramatúrgica tem como base e inspiração teórica os princípios do Manifesto Antropofágico. Esse modo de criação artística se espelha nos rituais indígenas, transformando-se, na visão de Oswald de Andrade, em uma nova forma de conceber a arte. O Manifesto propunha “devorar” a cultura e as técnicas importadas para provocar sua reelaboração com autonomia. O movimento buscava a importação de novidades europeias com o objetivo de estimular o pensamento e, depois, antropofagicamente, devorar essas influências à medida que os modernistas redescobriram a realidade brasileira.

O Projeto Ciclo de Ações Formativas em Teatro e Literatura

Além da montagem e circulação do espetáculo Anoiteceu em Mim, o projeto do Grupo Dia de Arte envolve a realização de oficinas literárias para estudantes do Ensino Médio da rede pública da cidade de Ponta Grossa, com o objetivo de aproximar jovens da literatura e da linguagem teatral, por meio da dramaturgia antropofágica.

As oficinas também abordam peças teatrais presentes em listas de vestibulares, como forma de incentivar os alunos a ingressar no ensino superior. Além disso, proporcionam formação em dramaturgia, com o objetivo final de criar textos de cenas curtas seguindo os princípios do Manifesto Antropofágico.

O Ciclo de Ações Formativas é uma produção do Grupo de Teatro Dia de Arte, com apoio da ABC Projetos Culturais. O projeto foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura do Governo Federal.

Da assessoria