Embalado pela vitória por 3 a 0 sobre o Fortaleza neste sábado (17), o Vasco da Gama agora volta suas atenções para a Copa do Brasil. O próximo desafio da equipe carioca será contra o Operário Ferroviário, na terça-feira (20), às 19h, em São Januário, pelo jogo de volta da terceira fase da competição. No confronto de ida, disputado em Ponta Grossa, as equipes empataram em 1 a 1.
O triunfo sobre o Fortaleza pela nona rodada do Campeonato Brasileiro marcou o fim de um jejum incômodo: o Vasco não vencia havia nove partidas. A última vitória havia sido contra o Sport, no dia 12 de abril. Desde então, foram seis derrotas e três empates, somando jogos do Brasileirão, da Sul-Americana e da própria Copa do Brasil.
Em São Januário, a reação vascaína começou cedo. Logo aos dois minutos do primeiro tempo, Nuno Moreira tabelou com Hugo Moura e abriu o placar com um belo chute de chapa. No segundo tempo, Vegetti marcou duas vezes: o primeiro veio aos 45 segundos, após cruzamento de Paulo Henrique; o segundo, aos 34 minutos, em boa jogada entre Nuno, Piton e o artilheiro argentino.
O jogo também teve momentos de tensão. Aos 22 minutos da etapa final, Philippe Coutinho e Marinho foram expulsos após uma confusão que começou com uma cotovelada do atacante do Fortaleza em Lucas Piton. Curiosamente, os dois deixaram o campo conversando em tom amigável.
Com a vitória, o Vasco chegou a 10 pontos e saiu da zona de rebaixamento do Brasileirão. Já o Fortaleza manteve os mesmos 10 pontos e caiu para a 13ª colocação.
Agora, o foco do Vasco se volta totalmente para o duelo decisivo contra o Operário. Com o empate no jogo de ida, quem vencer avança às oitavas de final. Em caso de nova igualdade, a vaga será decidida nos pênaltis. O Fantasma, que tem feito boa campanha em 2025, promete dificultar a vida dos donos da casa.