Lula visita Paraná no dia 29 para oficializar assentamento para famílias Sem Terra
Política Vitrine

Lula visita Paraná no dia 29 para oficializar assentamento para famílias Sem Terra

23/05/2025 | 08:02 Por redacao mz

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença no Paraná na próxima quinta-feira (29) para participar do anúncio oficial da criação do assentamento da comunidade Maila Sabrina, que abriga mais de 400 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nos municípios de Ortigueira e Faxinal. A área de 10.500 hectares, antes ocupada por pastagens degradadas e criação de búfalos, hoje abriga uma comunidade produtiva, referência em agroecologia e organização popular.

A comunidade prepara uma grande festa para receber o presidente e celebrar a conquista, com churrasco comunitário e apresentação da Orquestra Popular Camponesa – formada por crianças, adolescentes e adultos integrantes do MST-PR. A atividade está prevista para iniciar às 9 horas e seguir ao longo da tarde.

A conquista das famílias camponesas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra chega após 22 anos de luta pela Reforma Agrária. A área de 10.500 hectares era conhecida como fazenda Brasileira e, antes de ser ocupada, servia para a criação de búfalos e estava em estado de degradação ambiental intenso. Hoje é território de vida digna para mais de 1600 pessoas, com grande diversidade de produção, com cultivo de grãos, hortaliças, verduras e frutas, pequenas criações de animais e também produção orgânica.

O acordo para a criação do assentamento foi confirmado entre as partes no dia 27 de março deste ano, após dois anos de mediação feita pela Comissão de Soluções Fundiária do Tribunal de Justiça do Paraná. As negociações envolveram o Incra Estadual e Federal, Ministério Público Federal e Estadual, Defensoria Pública, Superintendência de Diálogo e Interação Social (Sudis) e os proprietários da fazenda.