Livro de estudante da ‘Monteiro Lobato’ aborda bullying e chega de graça a leitores em Ponta Grossa
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Livro de estudante da ‘Monteiro Lobato’ aborda bullying e chega de graça a leitores em Ponta Grossa

29/07/2025 | 11:52 Por redacao mz

Nos últimos três anos, a mochila escolar de Melissa Kalva Palhano carregou mais do que livros didáticos. Na bagagem da estudante do Colégio Estadual Monteiro Lobato, de Ponta Grossa, havia também páginas escritas à mão, rabiscadas com ideias, personagens, gírias, dúvidas e força. Nascia ‘Uma tal de Gabriela’, primeiro livro de sua autoria, gestado na sala de aula de altas habilidades da escola.

Melissa, hoje com 14 anos, cursava à época o 6º ano do Ensino Fundamental e, três anos depois, Gabriela (protagonista da obra) ganhou as ruas da cidade, por meio de 5 mil exemplares impressos, distribuídos gratuitamente. O livro traz à tona, de forma leve e acessível, um tema profundo e necessário: o enfrentamento do bullying na adolescência.

A ideia surgiu durante as aulas do contraturno. Melissa, sempre apaixonada por leitura, lia livros como Diário de um Banana (do autor norte-americano Jeff Kinney) e Querido Diário Otário (de Jim Benton), mas sentia falta de personagens com os quais realmente se identificasse. “Eu percebia que os personagens eram legais, mas não falavam como eu, não pareciam viver como eu”, conta. Foi aí que decidiu escrever a própria história, com uma linguagem próxima dos adolescentes brasileiros e cheia de referências do cotidiano.

Com o incentivo do professor de Língua Portuguesa, Vilmar Rogoski e o apoio da família, a obra foi sendo construída aos poucos. “A Melissa sempre teve muita facilidade de escrever de forma natural. Diante dessa habilidade, começamos a estudar a possibilidade dela desenvolver esse livro”, conta o professor.

“Constatamos que os estudantes em geral gostavam muito do formato literário ‘diário’ e, depois, buscamos alguns alunos da escola para entender que assuntos eles consideravam importantes para serem abordados e que refletissem de forma fiel os conflitos da adolescência. Este foi o ponto de partida”, revela o professor.

A trajetória de Melissa é também uma história sobre o papel da escola pública. Desde o primeiro rascunho até a publicação, a rede estadual do Paraná foi essencial no acolhimento e na valorização do talento da estudante. “O apoio da escola e dos professores ajudou a me entender em muitas coisas. Foi fundamental para que esse sonho se tornasse realidade”, afirma a jovem escritora.

Uma tal de Gabriela

Forte e confiante, Gabriela é aluna do 6° ano do Fundamental. Em seu diário, a personagem compartilha os conflitos que vive na escola, onde é alvo de bullying por um grupo de colegas. Diante das afrontas, ao invés de amuar-se, Gabriela reforça sua identidade com coragem e autoestima, reconhecendo seu valor e se recusando a ser definida pelos olhares alheios. Com uma narrativa leve e cheia de humor, a personagem constrói uma jornada de autoconhecimento, mostrando que é possível enfrentar situações difíceis sem revidar ou perder a alegria de ser quem se é.

“Ela é um pedacinho de todo mundo que eu conheço. Eu quis mostrar que, mesmo passando por situações difíceis, como o bullying, a gente pode encontrar força dentro da gente. A vida dela não gira em torno do que os outros dizem”, explica Melissa.

Durante dois anos, a jovem trabalhou na escrita do livro com o apoio do professor Vilmar, que revisava os textos e sugeria ajustes pontuais. “A escrita do material foi um processo leve e fácil para ela, porque diante da desenvoltura e da facilidade em escrever, o livro dispensou revisões e reescritas constantes. O que hoje chega às mãos dos leitores é praticamente o conteúdo original, imaginado e desenvolvido pela Melissa”, conta ele.

Além de escrever, Melissa também ilustrou a obra. Com as habilidades artísticas desenvolvidas na Academia Ponta-Grossense de Letras e Artes, instituição que frequenta desde os seis anos de idade, ela mesma desenvolveu os desenhos que compuseram a criação da capa e do projeto gráfico.

Depois de concluída, com incentivo do docente, o livro foi encaminhado ao projeto Pegaí Leitura Grátis, iniciativa filantrópica de incentivo à leitura, do município, que apoia autores amadores.

Segundo livro

A jovem autora já está escrevendo um segundo livro, com a mesma linguagem leve e próxima dos adolescentes. “É como um diário, mas com um garotinho como protagonista. Ele vive a experiência de estar longe de casa. Eu adoraria seguir nesse caminho. Quem sabe até escrever um segundo volume da Gabriela?”, revela a jovem.

Para a mãe de Melissa, a emoção é dupla: de mãe e de educadora. “Ela não nasceu, ela estreou. Sempre tomou as rédeas das próprias ideias. Ler o livro dela me emocionou muito. É uma obra leve, que fala com os adolescentes de igual para igual. É o tipo de material que eu gostaria de ter tido acesso na minha juventude”, diz.

Agora, com a Gabriela circulando por Ponta Grossa e tocando leitores de todas as idades, Melissa segue fazendo aquilo que sempre fez: escrevendo. E inspirando.