Uma série de exonerações publicadas pela Prefeitura de Ponta Grossa causou forte repercussão política na cidade nesta semana. A relação com 30 nomes de servidores comissionados foi divulgada em edição complementar do Diário Oficial na noite de quarta-feira (31). A medida gerou indignação entre vereadores que se posicionaram contra o aumento do IPTU, aprovado recentemente pela Câmara Municipal.
Parlamentares ouvidos pelo blog da Mareli Martins consideram as exonerações como retaliação direta por terem votado contra o projeto que reajusta o imposto municipal. De acordo com a apuração, a prefeitura pode realizar novas demissões e, em contrapartida, ampliar cargos e benefícios para vereadores que apoiaram o reajuste.
Ele contou ainda que foi abordado por integrantes da base do governo dias antes da votação, mas manteve seu posicionamento contrário. A pressa para votar, segundo o parlamentar, teria ocorrido após a prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil) perceber que estava perdendo apoio.
Quem votou contra o aumento do IPTU?
Seis vereadores rejeitaram o projeto:
-
Geraldo Stocco (PV)
-
Dr. Erick (PV)
-
Enfermeira Marisleidy (PMB)
-
Maurício Silva (PSD)
-
Léo Farmacêutico (União Brasil)
-
Ricardo Zampieri (PL)
Quem apoiou o reajuste?
Doze vereadores votaram a favor:
-
Júlio Kuller (MDB)
-
Pastor Ezequiel (DC)
-
Paulo Balansin (União Brasil)
-
Teka dos Animais (União Brasil)
-
Jairton da Farmácia (PDT)
-
Dr. Zeca (União Brasil)
-
Divo (União Brasil)
-
Florenal (Podemos)
-
Professor Careca (PV)
-
Leandro Bianco (Republicanos)
-
Fábio Silva (Republicanos)
-
Guilherme Mazzer (PT)
O caso mais polêmico foi o do vereador Professor Careca (PV), que havia sinalizado voto contrário, mas acabou aderindo à base governista. Ele justificou a mudança dizendo que o projeto reduziu o impacto do reajuste de 50% para 30% em 2026, mas omitiu que haverá aumentos progressivos de 20% ao ano.
Ausente na votação
A vereadora Joce Canto (PP) não participou da sessão por estar em Foz do Iguaçu, na 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres.
Nomes dos exonerados
Entre os exonerados estão assessores lotados em diferentes secretarias, como Esportes, Cultura, Administração, Saúde e Desenvolvimento Social. Os cargos variam entre níveis comissionados e funções de gabinete. Veja alguns nomes da lista:
-
Altamiro dos Santos (Esportes)
-
Bruno Ruchinski de Souza (Família e Desenvolvimento Social)
-
Carlos Fernando Schenekenberg (Administração)
-
Crislaine de Paula Silva (Família e Desenvolvimento Social)
-
Eduardo Hoffmann (Administração)
-
João de Paula Farias (Meio Ambiente)
-
Silvia Dias da Costa (Esportes/FASPG)
-
Morgana Munhoz (FASPG)
-
Reinaldo Junio de Morais Santos (Saúde)
-
Maria Eduarda de Melo Aires (Gabinete)
A lista completa está disponível na edição suplementar do Diário Oficial de 31 de julho.
Com a movimentação nos bastidores, o episódio reforça a tensão política entre a prefeita e parte do Legislativo — e reacende o debate sobre a utilização de cargos comissionados como moeda de troca no jogo político municipal.
com informações via blog da Mareli Martins