O Banco Central divulgou nesta segunda-feira (11) uma nova edição do Boletim Focus, que reúne projeções de economistas do mercado financeiro. A principal mudança foi a redução na estimativa de inflação para 2025, que caiu de 5,07% para 5,05%. Apesar da leve queda, a taxa segue acima do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, que é de 4,5%.
A pesquisa, realizada na última semana com mais de cem instituições financeiras, também apontou queda na projeção da inflação para 2026, passando de 4,43% para 4,41%. Com isso, o relatório chega à décima primeira semana consecutiva de revisão para baixo nas expectativas inflacionárias.
Caso a inflação oficial de 2025 fique acima do limite da meta, o Banco Central será obrigado a enviar uma carta pública ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explicando as razões do descumprimento e as medidas que serão tomadas para reverter o cenário.
O Boletim Focus é divulgado semanalmente e serve como uma das principais referências para decisões de política monetária, como a definição da taxa básica de juros, a Selic.