O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pretende assinar nesta sexta-feira (5) uma ordem executiva para mudar oficialmente o nome do Departamento de Defesa para “Departamento de Guerra”, segundo informou uma autoridade da Casa Branca.
A medida autoriza o secretário de Defesa, Pete Hegseth, e funcionários subordinados a utilizarem títulos secundários como “Secretaria de Guerra”, “Departamento de Guerra” e “Secretário Adjunto de Guerra” em comunicações públicas e correspondências oficiais. Além disso, instrui Hegseth a recomendar ações legislativas e executivas que possam tornar a renomeação permanente.
Desde que assumiu o cargo em janeiro, Trump já promoveu uma série de mudanças em nomes de instituições e locais, incluindo o Golfo do México e bases militares, restaurando denominações originais.
Alterações no nome de departamentos do governo norte-americano são consideradas raras e, em regra, exigem aprovação do Congresso. No entanto, os republicanos — que detêm uma pequena maioria na Câmara dos Representantes e no Senado — têm demonstrado pouca resistência às iniciativas do presidente.