Lewandowski cria comitê interministerial para enfrentar crise do metanol no Brasil
Política Vitrine

Lewandowski cria comitê interministerial para enfrentar crise do metanol no Brasil

07/10/2025 | 14:09 Por Redação MZ

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, determinou nesta terça-feira (7) a criação de um comitê interministerial para coordenar ações de combate ao surto de intoxicações por metanol registrado no país desde a última semana. A decisão foi tomada após uma reunião com representantes da indústria alcoólica, realizada em Brasília, para discutir medidas de controle e prevenção.

 

Segundo Lewandowski, o grupo — de caráter informal — será responsável por articular informações, compartilhar boas práticas e acompanhar as ações conjuntas entre o setor público e o privado. “Após uma discussão bastante produtiva, chegamos à conclusão de que seria importante criar um comitê de enfrentamento da crise do metanol, que possibilite a troca de informações e o anúncio de providências adotadas”, afirmou o ministro.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento foram 217 notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas adulteradas. Desses casos, 17 foram confirmados e 200 seguem em investigação.

 

A Polícia Federal iniciou, na última terça-feira (30), uma investigação para rastrear a origem da rede de distribuição das bebidas adulteradas. O metanol, substância altamente tóxica, teria sido adicionado ilegalmente no lugar do etanol, por ser mais barato. A corporação apura o envolvimento de quadrilhas especializadas na falsificação de bebidas, e não descarta a participação de facções criminosas.

 

O governo federal deve divulgar, nos próximos dias, novas medidas de fiscalização e controle para conter a crise e evitar novas ocorrências de intoxicação.