Vídeo: Mar avança e cidades que podem sumir decretam emergência em SC
Policial Vídeos Vitrine

Vídeo: Mar avança e cidades que podem sumir decretam emergência em SC

08/10/2025 | 13:13 Por Redação MZ

O avanço do mar e a erosão costeira têm colocado em risco o litoral Norte de Santa Catarina. As cidades de Barra Velha, São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul e Itapoá decretaram situação de emergência devido à forte erosão e à violência das ressacas que atingem a região.

 

De acordo com as prefeituras, as ondas intensas e o avanço da maré têm provocado sérios danos à orla, ameaçando moradores, estruturas e ruas. O município mais recente a decretar emergência foi Barra Velha, que publicou o decreto com validade de 180 dias. Os pontos mais afetados são a Praia da Península e a Praia das Pedras Brancas e Negras, áreas consideradas de risco muito alto.

 

Para conter o avanço do mar, projetos de instalação de molhes já foram protocolados no Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). A proposta prevê a construção de seis novas estruturas na Praia Central de Barra Velha, cada uma com 130 metros de comprimento e 250 metros de distância entre si, no sentido da Boca da Barra.

 

A Defesa Civil orienta os moradores a ficarem atentos aos comunicados oficiais, evitarem áreas próximas à orla em dias de maré alta e, em caso de risco, entrarem em contato pelos canais das prefeituras ou pelo telefone 199.

 

As medidas buscam reduzir os impactos da erosão e garantir mais segurança à população até que as obras de contenção sejam iniciadas.

Leia mais:  Empresas se preparam para o Saúde Conecta PG em encontro realizado no Sebrae Ponta Grossa