A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu quatro pessoas durante uma operação deflagrada em combate a um grupo de criminosos interestadual ligado à fraude eletrônica e lavagem de dinheiro, com atuação também no Paraná.
A ação aconteceu nesta quarta-feira (12) em Redenção, no Pará; Fortaleza, no Ceará; Brasília, no Distrito Federal; Goiânia, em Goiás; e na cidade de São Paulo.
A operação contou com o apoio das Polícias Civis dos respectivos Estados e teve como objetivo o cumprimento de seis mandados de prisão temporária e de busca e apreensão. Duas pessoas não foram localizadas e são consideradas foragidas.
As investigações apuram os crimes de furto mediante fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A estimativa é que os investigados tenham angariado R$ 94 mil com os golpes.
De acordo com o delegado Gabriel Fontana, o grupo aplicava golpes por meio de ligações telefônicas fraudulentas.
As vítimas eram induzidas a acessar um site falso de instituição bancária e a inserir seus dados pessoais e bancários.
“Em seguida, os valores eram subtraídos e distribuídos entre diversas contas de terceiros que atuavam como laranjas. Os investigados também utilizavam redes privadas virtuais, as chamadas VPNs, para ocultar seus endereços de IP e dificultar o rastreamento das ações”, explica.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos aparelhos celulares e mídias digitais, que serão submetidos à perícia para dar continuidade às investigações. Os presos foram encaminhados para o sistema penitenciário. (AEN).





