PG declara Situação de Emergência em razão de chuva de granizo
Ponta Grossa

PG declara Situação de Emergência em razão de chuva de granizo

26/11/2025 | 22:22 Por Redação MZ

Nesta quarta-feira (26) o poder Executivo municipal de Ponta Grossa decretou, Situação de Emergência no município de Ponta Grossa.

O decreto municipal nº 26.010/2025 é resultado do trabalho e da avaliação do Município sobre os impactos das fortes chuvas de granizo registradas na segunda-feira (24) e que atingiram mais de 1.500 famílias na cidade.

A medida também foi homologada pelo Governo do Paraná, por meio do decreto nº 12.060/2025.

Ambos os decretos têm validade de 180 dias e são ferramentas importantes para autorizar e garantir a mobilização emergencial de todos os órgãos da Prefeitura, que passam a atuar sob coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação e reconstrução, com possibilidade de apoio suplementar dos órgãos integrantes do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil.

De acordo com a prefeita Elizabeth Schmidt, com o decreto o Município estará apto a adotar medidas emergenciais, agilizando contratações e a liberação de recursos, incluindo os R$ 2 milhões liberados pela Assembleia Legislativa do Paraná,para viabilizar ações de atendimento aos danos estruturais, assistenciais e de infraestrutura causados pelo evento climático.

“A população foi surpreendida por um fenômeno intenso e precisamos garantir segurança e dignidade para todos. Por isso, seguiremos mobilizados para que todas as famílias consigam retomar a normalidade e para que os estragos decorrentes desse temporal sejam recuperados o mais breve possível”, afirma a prefeita Elizabeth.

Segundo o secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, a rápida mobilização da Prefeitura foi essencial para reduzir o impacto dos danos causados pelo temporal.

“Só até o fim da noite de segunda-feira, mais de 1.500 famílias já haviam sido socorridas com lonas pelas nossas equipes e pelo Corpo de Bombeiros — trabalho que segue sendo realizado com o cadastramento e a entrega de telhas pela nossa Defesa Civil, além da distribuição de colchões e itens de necessidade pela Fundação de Assistência Social. Essas ações contaram com o apoio de diversas secretarias do Município, que fizeram o possível para agilizar os atendimentos e fizeram uma grande diferença”, comenta.

Informações: SMCSP