VÍDEO: Turista é mordida por tubarão-lixa após animal ser atingido por câmera em Fernando de Noronha
Brasil Vitrine

VÍDEO: Turista é mordida por tubarão-lixa após animal ser atingido por câmera em Fernando de Noronha

10/01/2026 | 16:01 Por redacao mz

Um incidente durante um mergulho em Fernando de Noronha terminou com uma turista ferida na tarde de sexta-feira (9). A advogada Tayane Dalazen, de 36 anos, foi mordida na perna por um tubarão-lixa logo após o animal ser atingido na cabeça por uma câmera subaquática manuseada por outro mergulhador. A cena foi registrada em vídeo e circula nas redes sociais.

Segundo Tayane, as imagens foram gravadas instantes antes do ataque. Ela relatou que um guia que acompanhava outro grupo acabou encostando a câmera na cabeça do tubarão, o que teria provocado a reação do animal. “O tubarão-lixa não é agressivo e raramente ataca pessoas. Logo depois da batida, senti uma mordida muito forte e ele não soltava”, contou.

O caso ocorreu durante um mergulho de apneia nas proximidades da Associação de Pescadores, no Porto de Santo Antônio. Tayane estava acompanhada de um guia local credenciado, Erivaldo Alves da Silva, conhecido como Nego Noronha, além de outros turistas.

A advogada disse que evitou tentar empurrar o animal com as mãos, temendo sofrer novos ferimentos. O tubarão chegou a prender a perna da vítima, sendo necessário que o guia interviesse. “Ele bateu várias vezes no tubarão até que soltasse. Depois, fui socorrida por ele e por pescadores que estavam nas embarcações. Mantive a calma o tempo todo”, relatou.

Ainda no local, a amiga de Tayane, a dermatologista Caroline Pereira, realizou a limpeza inicial do ferimento. Em seguida, a vítima foi levada ao Hospital São Lucas, onde recebeu atendimento médico e teve alta.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que abriu uma investigação para apurar as circunstâncias do ocorrido. No dia seguinte, o representante do órgão, Mário Douglas, alertou para os riscos da alimentação irregular de tubarões na região e afirmou que o mergulho naquele ponto poderá ser temporariamente proibido, como medida de segurança.