PCPR conclui inquérito policial que identificou condutores que fugiram após acidente que matou vigilante em PG
Policial Ponta Grossa Vitrine

PCPR conclui inquérito policial que identificou condutores que fugiram após acidente que matou vigilante em PG

16/01/2026 | 11:36 Por Redação MZ

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio do Setor de Crimes de Trânsito da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, concluiu o Inquérito Policial que apurou um grave acidente de trânsito ocorrido na madrugada de 12 de outubro de 2025, no km 482 da BR-376, em Ponta Grossa.

O sinistro resultou na morte de um motociclista.

De acordo com as investigações, a vítima, identificada como Guilherme Leonardo Mercer, 25 anos, que exercia a função de vigilante, deslocava-se em serviço quando teve sua motocicleta atingida na parte traseira por um automóvel.

Com o impacto inicial, o motociclista foi arremessado ao solo e permaneceu caído sobre a pista de rolamento, em um trecho de pouca iluminação e intenso fluxo de veículos. Na sequência, um segundo automóvel colidiu com a vítima, contribuindo de forma decisiva para o desfecho fatal.

As apurações indicaram que o primeiro veículo envolvido, um VW Virtus, de cor prata, evadiu-se do local imediatamente após a colisão inicial, sem prestar socorro.

A partir de diligências investigativas, análise de imagens de câmeras de monitoramento e com o apoio da Polícia Civil de Carambeí, foi possível identificar, localizar e apreender o veículo, bem como identificar o condutor, de 40 anos.

A conduta do motorista foi considerada além da mera imprudência, uma vez que, ao abandonar a vítima caída em uma rodovia, após atingi-la, assumiu conscientemente o risco da ocorrência do resultado morte.

Diante disso, o condutor foi indiciado, em tese, por homicídio qualificado, na modalidade de dolo eventual, mediante recurso que dificultou a defesa do ofendido, conforme previsto no Código Penal, cuja pena pode variar de 12 a 30 anos de reclusão.

O segundo veículo envolvido, um Citroën C3, também teve seu condutor, de 35 anos, identificado durante as investigações.

Foi constatado que o motorista não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e igualmente deixou o local do acidente sem acionar socorro ou comunicar as autoridades.

Ele foi indiciado pelos crimes de omissão de socorro, evasão do local do acidente e direção de veículo automotor sem habilitação, previstos no Código de Trânsito Brasileiro, cujas penas, somadas, podem chegar a mais de dois ano de detenção.

Concluídas as diligências, o inquérito policial foi devidamente relatado e encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para as providências legais cabíveis.

O delegado Maurício Souza da Luz, responsável pelas investigações, destacou que a atuação da Polícia Civil reafirma o compromisso institucional com a responsabilização penal em crimes de trânsito que resultam em mortes.

“A fuga do local e a omissão de socorro agravam significativamente a conduta do motorista e demonstram total desprezo pela vida humana. Uma investigação técnica e responsável é essencial para garantir justiça às vítimas e seus familiares”, afirmou.

A Polícia Civil do Paraná reforça a importância da condução responsável, do respeito às normas de trânsito e da obrigação legal e moral de prestar socorro em situações de acidentes.