O governador do Paraná autorizou o deslocamento internacional do reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, para a cidade de Bragança, em Portugal, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2026. A autorização consta em despacho da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e tem como principal objetivo a assinatura do Acordo de Dupla Diplomação em nível de Doutorado entre a UEPG e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB).
Além da formalização do acordo, a agenda prevê reuniões de alinhamento técnico e institucional que darão suporte às atividades do Plano de Trabalho do Convênio nº 924/2025, firmado entre a Fundação Araucária, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional Científico e Tecnológico (FAUEPG) e a UEPG. As despesas da viagem ocorrerão com ônus para a universidade.
A missão internacional é resultado de um processo de articulação iniciado anteriormente. Entre os dias 30 de novembro e 6 de dezembro, uma comitiva da UEPG esteve no Instituto Politécnico de Bragança para alinhar os termos da parceria, com foco na internacionalização dos programas de pós-graduação. A visita técnica integrou o Programa Ganhando o Mundo da Ciência, da Fundação Araucária.
Na ocasião, a UEPG foi representada pelo vice-reitor, professor Ivo Mottin Demiate; pela diretora de pós-graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Simone Flach; pela professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Aline Alberti; e pela professora do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Neyde Fabíola Balarezo Giarola. O objetivo principal foi avançar na operacionalização da dupla diplomação de Doutorados nas áreas de Agronomia e Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Segundo o vice-reitor, a missão teve caráter estratégico e representou uma retribuição à visita de professores do IPB ao Paraná. Ele destacou ainda que a iniciativa amplia as possibilidades de internacionalização, permitindo que estudantes obtenham o título de doutor tanto no Brasil quanto em Portugal. A comitiva também realizou encontros com egressos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), instituição que já mantém parceria com o IPB, buscando expandir o acordo para outras áreas da UEPG, tanto na graduação quanto na pós-graduação.





