Na tarde da última terça-feira (10), policiais militares do 1º Batalhão de Polícia Militar participaram de reunião com a Diretoria do Operário Ferroviário Esporte Clube e representantes da Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária de Ponta Grossa, a fim de tratar de assuntos relacionados à segurança durante a partida de futebol profissional entre Operário Ferroviário e Coritiba Futebol Clube, válida pela semifinal do Campeonato Paranaense de Futebol. O jogo será realizado às 16h do dia 14 de fevereiro, no Estádio Germano Kruger.
Conforme preconiza o artigo 144 da Constituição Federal, no tocante à manutenção da ordem pública, corroborado pela Lei Geral do Esporte, compete à Polícia Militar realizar a segurança dos espectadores do evento desportivo, cabendo-lhe, por consequência, todo o planejamento das ações de segurança pública. Sendo assim, o 1º BPM comandará o evento, definindo as estratégias de policiamento, dentro e fora do estádio, em conformidade com a legislação vigente.
Devido à magnitude do evento, que até o presente momento se configura como o maior jogo realizado no Estádio Germano Kruger no ano de 2026, o 1º BPM atuará à frente da operação, empregando sua tropa regular e todas as modalidades especializadas de policiamento, dentre elas os Pelotões de Trânsito, Choque, Cavalaria e a Agência Local de Inteligência. Haverá, ainda, o apoio de policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque, oriundo da capital do Estado.
As ações previstas serão desencadeadas sem prejuízo ao policiamento ostensivo ordinariamente realizado no município, buscando garantir a segurança do evento, dos torcedores e de suas famílias, bem como de todos os profissionais envolvidos.
Ressaltamos ainda, que, não será permitido o acesso ao estádio de torcedores que estejam utilizando camisetas de outros times, ainda que da Seleção Brasileira.





