Terminal Central de Ponta Grossa tem fluxo invertido para operação de superarticulados
Geral Ponta Grossa

Terminal Central de Ponta Grossa tem fluxo invertido para operação de superarticulados

18/02/2026 | 14:31 Por redacao__mz

A Prefeitura de Ponta Grossa iniciou nesta quarta-feira (18), após o feriado de Carnaval, a inversão do fluxo das plataformas do Terminal Central. A mudança foi realizada para permitir a circulação dos novos ônibus de 23 metros que passam a integrar o sistema.

Com a alteração, todos os corredores de acesso foram invertidos. As linhas passaram a operar no lado oposto ao que utilizavam anteriormente. Apesar disso, a ordem das paradas foi mantida. Ou seja, cada linha continua na mesma sequência de embarque, porém no corredor contrário.

Mudança atende exigência técnica dos novos veículos

A readequação foi necessária devido às dimensões dos novos coletivos, que possuem cerca de cinco metros a mais de comprimento em relação aos modelos anteriores. O tamanho maior exige raio de giro ampliado para entrada e saída das plataformas.

Segundo o município, o antigo desenho do terminal não permitia manobras seguras com os veículos alongados.

Período de adaptação e testes operacionais

Nesta fase inicial, motoristas passam por treinamento prático para condução dos novos ônibus nas imediações do terminal, especialmente no trajeto entre a Avenida Vicente Machado e a Praça João Pessoa.

Agentes de fiscalização acompanham a operação no local e realizam a atualização da sinalização.

A medida integra a preparação da cidade para a entrada definitiva dos chamados “superarticulados” no sistema, com expectativa de melhorar a fluidez do transporte coletivo e reduzir retenções nos horários de pico.

Leia também: Após batida, condutor foge e diz que buscaria arma em Ponta Grossa – MZ Notícia