Vereadores pressionam Prefeitura e pedem rompimento de contrato com a Clinicão
Política Ponta Grossa Vitrine

Vereadores pressionam Prefeitura e pedem rompimento de contrato com a Clinicão

11/03/2026 | 16:26 Por redacao__mz

A pressão sobre o serviço de proteção animal em Ponta Grossa aumentou durante a sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira (11). Vereadoras cobraram providências da Prefeitura e defenderam o encerramento do contrato com a empresa Clinicão, responsável por atendimentos veterinários vinculados ao município.

A vereadora Teka dos Animais utilizou a tribuna para exigir a rescisão do contrato após denúncias envolvendo a atuação da empresa. O caso ganhou repercussão nos últimos dias após funcionários da Clinicão serem flagrados deixando um cão recém-castrado em uma estrada de terra na região do Mezomo.

Confira o vídeo:

Eleita com a pauta da causa animal, Teka afirmou que os problemas no atendimento não são recentes e criticou a falta de soluções ao longo dos anos. “Entra governo e sai governo, entra promessa e sai promessa e os animais é que pagam”, declarou a parlamentar.

Durante o debate, as vereadoras Joce Canto e Marisleyde também defenderam providências da administração municipal. Segundo elas, o serviço atualmente prestado não corresponde ao que foi previsto no contrato firmado com a Prefeitura.

As parlamentares pedem uma posição oficial do Executivo sobre quais medidas serão adotadas para garantir o atendimento adequado e o bem-estar dos animais.

O tema ganhou ainda mais repercussão porque, na semana passada, Teka havia sido questionada por não apresentar propostas concretas após o caso do abandono do animal. Na ocasião, a vereadora afirmou que iria apenas acompanhar a situação por meio de fiscalização.

A atuação da parlamentar também tem sido alvo de críticas dentro do próprio setor de proteção animal. Recentemente, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais aprovou uma moção de repúdio contra Teka, alegando que suas ações no Legislativo não estariam alinhadas com as demandas da causa animal.

Durante o discurso desta quarta-feira, a vereadora rebateu as críticas. Ela afirmou que entrou na política para propor mudanças na legislação e relatou que tem custeado tratamentos veterinários com recursos próprios diante da falta de atendimento público.

Entre os relatos apresentados, citou um caso recente em que uma clínica conveniada teria recusado realizar o acompanhamento pós-cirúrgico de uma cadela comunitária.

A Câmara agora aguarda um posicionamento da Prefeitura sobre o futuro do contrato com a empresa.

Leia também: Colisão entre carro e caminhão deixa duas pessoas feridas em Ponta Grossa – MZ Notícia