Joviana Evelyn Iankovski havia iniciado faculdade de Ciências Biológicas uma semana antes; namorado confessou ter aplicado um golpe mata-leão e foi preso
A estudante Joviana Evelyn Iankovski, de 19 anos, foi encontrada morta na casa do namorado, em Sangão, no Sul de Santa Catarina, na segunda-feira (10). A jovem havia começado, uma semana antes, o curso de Ciências Biológicas.
As aulas na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) começaram em 3 de agosto.
O namorado da vítima, José Gustavo Rabelo, de 21 anos, se apresentou em uma delegacia e confessou ter aplicado um golpe conhecido como mata-leão na jovem. Ele foi preso em flagrante e é investigado por feminicídio.
Corpo foi encontrado em quarto trancado
O corpo de Joviana foi localizado dentro de um quarto trancado na residência do namorado, na manhã de segunda-feira.
Na casa vivem o suspeito, a mãe e uma avó dele. Nenhuma das duas estava no imóvel quando a Polícia Militar chegou ao local.
Segundo o delegado responsável pela investigação, Murilo da Cunha, o suspeito costumava manter o quarto trancado e as demais moradoras da residência não tinham acesso ao cômodo.
O delegado afirmou ainda que o homem levava mulheres com quem se relacionava para o quarto e permanecia isolado no local.
Suspeito diz que houve discussão
José Gustavo afirmou à polícia que aplicou o golpe na vítima após uma discussão entre o casal.
A versão apresentada pelo suspeito ainda depende de confirmação por meio da perícia.
O delegado informou que aguarda os resultados dos exames para esclarecer as circunstâncias da morte.
O suspeito também deverá passar por exame de corpo de delito antes de ser transferido para o presídio. Conforme a investigação, ele apresenta algumas lesões que podem ser compatíveis com ferimentos provocados durante uma possível defesa da vítima.
Mãe desconfiou de mensagens
A localização do corpo ocorreu após a mãe de Joviana procurar a Polícia Militar.
Segundo o relato, a jovem havia informado que sairia na quinta-feira (6). Durante o fim de semana, a mãe recebeu mensagens pelo celular, mas desconfiou que os textos não haviam sido escritos pela filha.
Diante da suspeita de que Joviana pudesse estar morta, ela acionou a polícia.
Os policiais foram até a residência do namorado, no bairro Santa Apolônia. Como não havia ninguém no imóvel e o quarto estava trancado, os agentes arrombaram a porta e encontraram o corpo da jovem.
Polícia aguarda resultado da perícia
Joviana estava enrolada em cobertores e apresentava ferimentos no rosto.
Segundo a Polícia Militar, a Polícia Científica avaliou inicialmente que a jovem poderia estar morta havia mais de um dia.
Exames periciais deverão apontar com precisão a causa da morte e contribuir para esclarecer a dinâmica do caso.
A investigação continua para esclarecer todas as circunstâncias da morte e a responsabilidade do suspeito.
Jovem havia acabado de iniciar a faculdade
Joviana iniciou o segundo semestre de 2026 na Universidade do Extremo Sul Catarinense. As aulas do curso de Ciências Biológicas começaram em 3 de agosto.
A universidade publicou uma nota de pesar pela morte da estudante.
Santa Catarina registrou 32 feminicídios até julho
Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública apontam que Santa Catarina havia registrado 32 feminicídios até julho de 2026.
O caso de Joviana é investigado pelas autoridades como suspeita de feminicídio.





