A história ganhando vida em PG após museu divulgar fotos inéditas da cidade
Lazer e Entreterimento Ponta Grossa

A história ganhando vida em PG após museu divulgar fotos inéditas da cidade

08/02/2024 | 19:00 Por Gabriel Vinicius Cabral

Uma série de fotos veio para aquecer o coração do Ponta-grossense-se, as fotos mostram a cidade, monumento, transporte, cerveja, retratos. Quem olha de longe, acredita não ver semelhança, porém, juntos, essas fotos retratam uma cidade em seus 200 anos de evolução e história. Como forma de ampliar seu acervo, o Museu Cenas de Ponta Grossa disponibilizou recentemente, de forma gratuita e digital, 200 fotografias inéditas que retratam uma viagem pela história da cidade.

O projeto tem direção-geral de Alessandra Bucholdz, da ABC Projetos Culturais, e direção executiva de Eduardo Godoy, da Estratégia Projetos Criativos.

As imagens fazem parte dos acervos particulares do famoso e bem visitado barzinho de Ponta Grossa, o Botequim da XV, da família de Guaracy Paraná Vieira e de Moisés Francisco, e contam com a curadoria, digitalização e catalogação da historiadora Vitória Gabriela de Oliveira.

A disponibilização dessas fotos inéditas foi viabilizada por meio do edital para ações culturais em alusão aos 200 anos de Ponta Grossa, com recursos do Fundo Municipal de Cultura. Os acervos, com as fotos inéditas, por possuírem características distintas, demonstram diferentes lados da formação cultural e a formação das pessoas da cidade.

Criado em 2021, o Museu Cenas possui atualmente mais de quatro mil fotografias históricas de acervos públicos e particulares catalogadas e disponíveis ao público de forma gratuita e virtual, sendo elas de diferentes temáticas e épocas.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!