CoronaSaúde

Agência europeia encontra possível ligação entre vacina da AstraZeneca e relatos de coágulos sanguíneos

 

Órgão regulador informou que casos são raros e considera que o balanço entre riscos e benefícios do imunizante contra a Covid-19 permanece positivo

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) relatou nesta quarta-feira que encontrou uma possível ligação entre a vacina contra a Covid-19 de Oxford/AstraZeneca e alguns casos de coágulos sanguíneos em adultos vacinados, alegando ter levado em consideração todas as evidências disponíveis atualmente.

“Uma explicação plausível para a combinação de coágulos sanguíneos e plaquetas baixas é uma resposta imunológica, levando a uma condição semelhante à que às vezes é observada em pacientes tratados com heparina”, informou a EMA.

A agência também informou que os casos são raros e considera que o balanço entre riscos e benefícios da vacina contra a Covid-19 permanece “positivo”.

As descobertas representam e uma mudança na posição do regulador europeu, que na semana passada afirmou que não havia risco aumentado de coágulos sanguíneos associado ao uso do imunizante.

O comitê de segurança da EMA, que avaliou a vacina, solicitou a realização de mais estudos para obter mais informações.

O imunizante contra a Covid-19 de Oxford/AstraZeneca é um dos dois utilizados atualmente no Brasil. Ele é produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e foi uma das principais apostas do governo Bolsonaro.

O órgão regulador britânico também anunciou nesta quarta-feira que identificou um possível efeito colateral da vacina envolvendo uma rara coagulação do sangue cerebral. A presidente-executiva June Raine também acrescentou que os benefícios do imunizante superam os riscos para a grande maioria.

O Globo

 

Comentários
Posts relacionados
CoronaDestaquesEsporte

Paranaense 2021: FPF denuncia falsificação de exames de Covid em atletas do Cascavel CR

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) anunciou que o Cascavel CR tentou sabotar os exames de Covid-19 Comentários Compartilhe isso:TwitterFacebook
CoronaDestaquesPonta Grossa

PG registra quatro mortes e 58 novos casos de Covid-19

Ponta Grossa registra 58 novos casos de Covid na cidade. No total são 33.415 total de casos confirmados segundo a Fundação Municipal… Compartilhe isso:TwitterFacebook
CoronaGeralParaná

PG deve saber amanhã quantidade de vacinas repassadas do novo lote

Comentários Compartilhe isso:TwitterFacebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat online
1
Olá. Posso ajudar?
tudo bem ?
Fique a vontade para mandar mensagem :)
faça parte do nosso grupo do Whatsapp