O governo federal está finalizando um pacote de medidas de auxílio às empresas brasileiras afetadas pelas novas sobretaxas impostas pelos Estados Unidos, que começaram a valer nesta quarta-feira (6). As ações estão sendo coordenadas pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Nesta quarta-feira, Alckmin cumpre uma série de agendas com representantes do setor produtivo e executivos de grandes empresas multinacionais com atuação no Brasil, como Johnson & Johnson e Caterpillar. O objetivo é ouvir as demandas do setor e alinhar estratégias para mitigar os impactos das tarifas.
Ainda no mesmo dia, o ministro se reúne com senadores que estiveram recentemente em Washington para negociar alternativas diplomáticas ao aumento tarifário. Alckmin também terá encontros com integrantes da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), que representam municípios diretamente impactados pelas mudanças nas exportações brasileiras.
As sobretaxas adotadas pelos Estados Unidos afetam principalmente produtos industrializados e bens de alto valor agregado, impactando diretamente a competitividade de empresas brasileiras no mercado externo.
O pacote de medidas em elaboração deverá incluir ações emergenciais de apoio financeiro, estímulo à diversificação de mercados e reforço à diplomacia comercial.
Leia mais: PMB abre processo contra vereadora que votou contra aumento do IPTU em Ponta Grossa