BrasilDestaquesPolicialPonta Grossa

ALERTA: Moradores de PG têm WhatsApp clonado e são vítimas de golpe

Confira a baixo quais são as orientações repassadas pela Polícia

 

Moradores de Ponta Grossa estão na mira de golpistas que agem através da internet. Algumas pessoas estão recebendo ligações que suspostamente seriam motivadas por uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde. Porém, ao atenderem a ligação e clicarem em um link enviado por SMS as pessoas acabam sendo vítimas de um golpe e têm o whatsapp clonado.

Depois de assumirem o controle do aplicativo de mensagens, os golpistas começam a pedir dinheiro em nome da vítima. Várias mensagens são disparadas para os contatos cadastrados no telefone da vítima, com pedidos de ajuda, em forma de depósito para uma determinada conta, em nome de Ryan Moraes Lopes.

Em alguns casos, os golpistas chegam a conversar com os contatos, se passando pela vítima, e alegando a necessidade do dinheiro. A reportagem do Portal MZ teve acesso a conversas enviadas e chegou a trocar mensagem com um golpista, que fez pouco caso da situação e desacreditou que pudesse ser rastreado pelas forças de segurança.

O delegado chefe da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, Nagib Nassif Palma, orienta que nestes casos, a vítima da clonagem deve informar, imediatamente, ao maior número possível de pessoas que seu telefone foi invadido e que as pessoas não devem fazer nenhum tipo de depósito ou transferência. “Além disso, o primeiro passo é procurar a polícia para fazer o boletim de ocorrência, seja a Polícia Militar ou a Polícia Civil”, completou.

O delegado também orienta que é preciso informar ao próprio WhatsApp sobre a clonagem e pedir o bloqueio da conta.

 

Confira abaixo as orientações repassadas pela Polícia 

Nesse período avise TODOS os seus contatos que o seu aparelho foi invadido e que as pessoas não devem fazer nenhum tipo de depósito e nem fornecer dados para a sua conta de WhatsApp. Peça para que seja removido de grupos, onde mais pessoas podem ser contatadas. Envie SMS para as pessoas que estão registradas em seu smartphone falando sobre o que ocorreu e, oriente que elas não forneçam seus dados de segurança, se algo semelhante ocorrer com elas.

Pode enviar um e-mail para: support@whatsapp.com com o assunto: URGENTE- WHATSAPP HACKEADO: “por favor, desative minha conta”. no corpo da mensagem coloca o número do celular ex. +55 (ddd) 9999494958568.

O WhatsApp vai bloquear a conta por sete dias

Após esse período, desinstale o programa e reinstale novamente.

Texto: Marcos Silva / Redação Portal MZ

Comentários
Posts relacionados
DestaquesPolíticaPonta Grossa

Denúncia do Gaeco compromete ex-secretário Ricardo Linhares

Ex-secretário Ricardo Linhares (tio do ex-prefeito Marcelo Rangel) teria ficado com parte do dinheiro desviado da Prolar   O Portal MZ Notícias… Compartilhe isso:TwitterFacebook
DestaquesPolicialPonta Grossa

Homem fica ferido após cair com moto em Uvaranas

Um homem necessitou ser atendido por uma equipe do Corpo de Bombeiros, SIATE, após cair com sua motocicleta na rua Querencia do… Compartilhe isso:TwitterFacebook
PolicialRegião Campos Gerais

Jovem de 27 anos é assassinado com tiros na barriga e no peito

  Um rapaz de 27 anos perdeu a vida, por volta das 18 horas, depois de ser atingido por disparos de arma… Compartilhe isso:TwitterFacebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat online
1
Olá. Posso ajudar?
tudo bem ?
Fique a vontade para mandar mensagem :)
faça parte do nosso grupo do Whatsapp