Alinhamento planetário estará visível neste sábado
Brasil

Alinhamento planetário estará visível neste sábado

28/06/2024 | 20:45 Por Redação

 

Neste sábado, 29, os céus serão palco de um evento astronômico especial: um alinhamento planetário. A partir da madrugada, os planetas Júpiter, Saturno e Marte, além da Lua, estarão dispostos em linha reta, permitindo observação a olho nu.

Conhecido como conjunção, esse fenômeno será visível tanto no hemisfério norte quanto no hemisfério sul. Em Maringá e região, será possível apreciar o alinhamento de qualquer local, desde que o céu esteja limpo. O melhor momento para observar o evento será durante a madrugada de sábado, 29, antes do amanhecer. No entanto, o alinhamento pode ser visível já a partir da noite de sexta-feira e em dias próximos ao evento. Apesar de parecer que os planetas estão alinhados, eles na verdade estão separados por grandes distâncias no espaço. Maico Zorzan, professor de matemática e astrônomo amador, explica que “é totalmente visual e acontece do ponto de vista do observador que está aqui na Terra.”

Zorzan esclarece que o fenômeno é possível porque os corpos do Sistema Solar se movem em órbitas que ocasionalmente se alinham na faixa do céu conhecida como Zona Zodiacal. “É um evento que é muito bom para fotografar e para localizar os alvos”, comenta. Ele enfatiza que essas conjunções ocorrem regularmente, embora os corpos celestes envolvidos possam variar a cada ano. Cada planeta aparece como um ponto brilhante no céu, e ele recomenda o uso do aplicativo Sky Map para facilitar a identificação dos astros.

Para uma melhor visualização, Zorzan sugere observar o alinhamento a olho nu em locais com uma ampla visão do horizonte na direção leste, longe da poluição luminosa das cidades. Lugares afastados dos grandes centros urbanos proporcionam um céu noturno mais claro, ideal para observar o evento sem interferências de luzes artificiais.

Com informações: GMC Online

Imagem: Reprodução/Observatório de Astronomia da Unesp

3 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!