Alteração na lei diminui o número de candidatos a vereadores em PG
Política Ponta Grossa

Alteração na lei diminui o número de candidatos a vereadores em PG

11/05/2024 | 10:00 Por Redação

Para as próximas Eleições Municipais, a cidade de Ponta Grossa não deve assistir a uma corrida desenfreada por uma das 19 vagas na Câmara de Vereadores. A expectativa é que o número de candidatos não ultrapasse os 300 concorrentes.

Com a presença de 21 partidos políticos com diretórios municipais na cidade, cada um poderá apresentar no máximo 20 candidatos. No entanto, a realidade de disputar com uma chapa completa não será alcançada por todos os partidos.

A reforma eleitoral de 2021 alterou a quantidade de candidatos que cada partido pode registrar. Antes, era possível registrar até 150% do número de vagas disponíveis. Agora, cada partido pode inscrever o número equivalente a 100% das vagas mais um. Com as 19 vagas em Ponta Grossa, cada partido pode registrar até 20 candidatos.

A nova legislação eleitoral, conforme destaca o jornalista e estudioso da área política, Afonso Verner, é um teste previsto na última reforma aprovada pelo Congresso. Essas mudanças, como o tamanho da chapa, devem resultar em uma eleição com 40% menos candidatos a vereador, embora isso não garanta necessariamente uma eleição mais barata ou menos disputada.

Foto: Luiz Lacerda/CMPG

708 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!