Destaques

Aluno com autismo é o primeiro a defender TCC de forma remota no curso de Turismo

Foto: Arquivo pessoal

 

O estudante Leonardo Zander, do curso de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, defendeu o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na manhã da última sexta-feira (19). O aluno, que tem autismo, foi o primeiro a realizar uma defesa de TCC no formato remoto no curso da UEPG. O trabalho foi orientado pela professora Graziela Scalise Horodyski.

O TCC teve como título “Produtos Disney ainda despertam interesse? – Uma investigação com acadêmicos do curso de Bacharelado em Turismo da UEPG em Ponta Grossa”. Durante toda a graduação, Leonardo pesquisou sobre esse tema sob a orientação de Horodyski. Em 2019, o acadêmico participou do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, na cidade de Foz do Iguaçu, com o artigo “Comercialização do Produto Disney em Agências de Viagens de Ponta Grossa-PR”.

Colegas da turma foram tutores para Leonardo durante a graduação, devido ao diagnóstico de autismo. “Ter sido tutor dele me ensinou muito mais coisas, me tornou mais humano e me fez olhar mais pra dentro de mim, o que me tornou uma pessoa melhor”, reflete Jean Batista Lopes de Oliveira, um dos tutores de Leonardo. O estudante e seus tutores são acompanhados um supervisor de tutoria do curso e pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis.

 

Durante o TCC, pela primeira vez, a orientação foi realizada de forma remota, em razão da pandemia. “No início, o processo de orientação foi difícil, pois mudou a forma de comunicação que estava estabelecida com o aluno desde o início do curso”, conta a professora. “Aos poucos, nós nos adaptamos e de forma surpreendente tivemos resultados satisfatórios”, complementa Horodyski.

A orientadora ressalta a participação dos colegas de turma de Leonardo, que participaram da sua pesquisa através de um questionário. A defesa remota permitiu que os amigos e a família do estudante pudessem participar da banca. “Esse acolhimento foi muito importante para todos que estavam presentes. O curso de turismo está muito orgulhoso pela vitória de Leonardo”, pontua Horodyski.

“Mesmo com os desafios do ensino remoto conseguimos ter resultados que demonstram nosso compromisso com a educação de qualidade”, pontua a professora Valéria Albach, coordenadora do TCC. A professora também convida a comunidade a participar das próximas defesas, divulgadas no site do Detur.

O autismo é uma condição de saúde caracterizada por dificuldades de comunicação, socialização e comportamento, que é identificada cientificamente como Transtorno do Espectro Autista. No Brasil, uma a cada 2 mil crianças nascem com alguma forma do transtorno.

Assessoria

 

 

 

Comentários
Posts relacionados
DestaquesPolíticaPonta Grossa

Justiça afirma que prefeitura é corresponsável pelo transporte e exige esclarecimentos

A juíza Luciana Virmond Cesar, da 2ª Vara da fazenda Pública de Ponta Grossa, deu a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa o… Compartilhe isso:TwitterFacebook
DestaquesPonta Grossa

Cadastro para Vale-Mercado de PG passa a ser presencial

Após uma semana de cadastro online online, a prefeitura de Ponta Grosa informou, hoje (16), que retorna a partir da próxima segunda-feira… Compartilhe isso:TwitterFacebook
CoronaDestaquesPonta Grossa

PG registra 13 óbitos e passa dos 33 mil contaminados pela Covid-19

Ponta Grossa registra 103 novos casos de Covid na cidade. No total são 33.027 total de casos confirmados segundo a Fundação Municipal… Compartilhe isso:TwitterFacebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat online
1
Olá. Posso ajudar?
tudo bem ?
Fique a vontade para mandar mensagem :)
faça parte do nosso grupo do Whatsapp