Aluno de 16 anos faz professor refém com faca em colégio do Paraná
Policial Vitrine

Aluno de 16 anos faz professor refém com faca em colégio do Paraná

08/10/2025 | 14:02 Por Redação MZ

Um professor foi feito refém por um aluno de 16 anos na segunda-feira (6), no Colégio Estadual Marechal Castelo Branco, em Primeiro de Maio, no Norte do Paraná. O adolescente, que cursa o 1º ano do Ensino Médio, entrou armado com uma faca na escola e ameaçou um professor dentro da sala de aula.

 

De acordo com informações da Polícia Militar (PM), a diretora da escola acionou as equipes assim que percebeu a situação. Ao chegar ao local, os policiais identificaram que o jovem carregava a faca no bolso. Ainda segundo a PM, ele chegou a fazer ameaças a outros colegas antes de ir em direção ao professor.

 

Uma estudante relatou que o aluno disse a um colega: “Vem aqui do meu lado que eu não vou te matar”. Em seguida, segundo ela, ele foi para a frente da sala, momento em que os alunos se afastaram para o fundo. Foi nesse instante que ele fez o professor de refém.

 

O adolescente acabou sendo contido por outros estudantes, que conseguiram desarmá-lo com uma cadeirada. Logo após, os policiais realizaram a abordagem e convenceram o jovem a soltar a faca. Ele foi apreendido e encaminhado à delegacia da cidade.

 

Em entrevista, o delegado Ivan Figueiredo afirmou que o jovem não quis dar declarações durante o depoimento. “O que nós temos apurado é que, de fato, tinha uma faca dentro da escola e que houve um atrito com o professor. Ele não quis falar nada”, afirmou.

 

A mãe de uma aluna do colégio também comentou sobre o caso e disse que situações semelhantes já ocorreram na escola. “O professor foi feito refém sim. Como que esse aluno conseguiu entrar com faca no colégio?”, questionou.

 

Aulas suspensas

 

Em nota oficial, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) confirmou o ocorrido e informou que as aulas foram suspensas nesta segunda-feira. A pasta disse ainda que está adotando medidas, junto ao Núcleo Regional de Educação de Londrina, para evitar novas ocorrências do tipo.

 

“Ninguém se feriu. As aulas nesta instituição foram suspensas nesta segunda, mas estão previstas para o retorno na terça”, afirmou o comunicado.

 

O caso levanta novamente o debate sobre a segurança dentro das escolas públicas e os protocolos de prevenção a atos de violência envolvendo adolescentes.

Leia mais: Quando a chuva vai embora? Veja a previsão para os próximos dias em PG