Anatel expande regras para identificar ligações indesejadas
Brasil

Anatel expande regras para identificar ligações indesejadas

11/09/2024 | 17:00 Por Redação Modificado em 11, setembro, 2024 3:49

 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que irá ampliar o uso do prefixo 0303, antes exclusivo para televendas, para todas as empresas que realizam um grande volume de chamadas telefônicas. A medida tem como objetivo reduzir o número de ligações indesejadas, como as de telemarketing.

A partir de 5 de janeiro de 2025, empresas ou organizações que fizerem mais de 10 mil chamadas diárias, independente do motivo, serão obrigadas a utilizar o prefixo 0303. Segundo a Anatel, isso facilitará a identificação de chamadas indesejadas e permitirá uma fiscalização mais eficaz. Empresas que não seguirem as novas regras poderão ter suas ligações bloqueadas.

Além disso, as prestadoras de telecomunicações terão a responsabilidade de monitorar e identificar as empresas que fazem um grande volume de chamadas. A Anatel irá supervisionar o processo e disponibiliza também o portal “Qual Empresa me Ligou”, onde o consumidor pode verificar qual empresa realizou a chamada.

A Anatel também está testando a funcionalidade de “Origem Verificada”, que permitirá ao consumidor visualizar o nome e outras informações da empresa que está ligando, além do número. A medida faz parte de um conjunto de ações que a agência vem implementando desde 2022 para reduzir o volume de ligações indesejadas, incluindo o bloqueio de usuários e a cobrança de chamadas curtas.

Com informações: Agência Brasil | Foto: Joédson Alves / Agência Brasil

Novo comentário

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!